segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

UMA CARTA DE ESPERANÇA

Minha querida, todas as mensagens que você me manda trazem um pequeno toque de como tem sido difícil sua vida. Problemas de saúde, sub-empregos, solidão, morar sozinha em quartos alugados, dinheiro contadíssimo, fome você não passou, mas sofreu muita vontade de comer uma coisinha gostosa e diferente, saudades da família, isso e outras coisas mais teem sido sua vida.
Fico contente por isso. Quer saber por que? Estou lendo um livro de W. S. Maugham, “Servidão Humana” em que o personagem principal, Philip, passa 2 anos de extrema pobreza, tendo inclusive passado 2 noites ao relento. Depois que se recupera, entende que esse período o ajudou a “aliviar a dor de viver”. Como o autor não é cristão, o viver se caracteriza pela dor, mas assim mesmo reconhece o valor do sofrer.
Isso é bíblico:
“(...) Nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” (Romanos 5:3-5)
Tiago vai um pouco mais profundamente, exortando-nos a nos alegrar com as provações:
“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” (Tiago 1:2-3)
Quando digo para alguns pacientes que é possível, no futuro, agradecer pelas dificuldades que naquele momento ele passa, alguns discordam veementemente, e uns poucos até reagem grosseiramente. Graças a Deus há muitos que fazem do sofrimento uma oportunidade de aprendizagem e crescimento. Já disse diversas vezes e repito: se não aprendermos com o sofrimento, fica só o sofrimento. Como alguém disse muito bem, “Pior que o sofrimento, é o sofrimento inútil”.
Que conselho posso então lhe dar? Aproveite, aprenda, alegre-se. Você não vai se arrepender.

Um comentário:

  1. É isso aí!

    Sofrimento sem sentido é insuportável...
    Melhor dizendo, qualquer coisa sem sentido é insuportável, já que a vida inclui o sofrer e o prazer... é melhor darmos sentido (fé) à nossa vida na alegria, pois quando vier a tristeza, teremos recursos para aceitá-la...


    Paz,

    ResponderExcluir