segunda-feira, 19 de abril de 2010

O AMOR É AÇÃO E NÃO REAÇÃO

Conheço alguns casos de crianças adotadas que vivem aprontando só para ter certeza de que o amor dos pais adotivos é incondicional, ou se eles não vão aguentar e acabar mandando a criança de volta à instituição da qual foi tirada. Repare que são casos de filhos que não percebem as manifestações de “amor” dos pais. É uma excelente prova de amor tirar uma criança de um orfanato e levar para casa, não é mesmo? Mas não pode parar aí.
O amor tem que ser cultivado, tratado, alimentado e isso mais do que diariamente. Isso deve ser feito a todo momento. Amar é serviço para tempo integral.
Agora preste atenção nessa verdade: as manifestações amorosas não podem ser pedidas ou cobradas. Nunca. Se chegarmos ao ponto de solicitar ações de amor é porque há alguma coisa errada. Em uma certa música o compositor escreveu: “O amor não se pede por favor”.
Quem ama toma a iniciativa. Quem é amado toma a iniciativa de retribuir, espontaneamente.
“Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19)
Gente, como é difícil amar verdadeiramente, não é mesmo!?
Mas eu não vou desistir, vou continuar aprendendo e tentando.

Um comentário:

  1. É caro Xyko,

    Esse negócio de "prova de amor" cria uma relação complicada entre quem pede a prova (carente, desconfiado e às vezes manipulador mesmo) e aquele que tenta provar (inseguro, carente também, e manipulável).
    Você tem toda razão quando quando diz que isso definitivamente não é amor... chega-se a ouvir absurdos do tipo "matou por amor"... é a maior malversação possível da palavra amor. A coisa realmente está muito errada.
    Amor e liberdade são irmãos gêmeos siameses inseparáveis... não existe amor condicional (definitivamente isso não é amor).
    Parece a história do namorado que pede para a moça provar seu amor e se deitar com ele, pior que muitas vão e deitam... é o cúmulo da manipulação, "conversa para boi dormir"...


    Paz,

    ResponderExcluir