terça-feira, 15 de junho de 2010

ACUSAI-VOS UNS AOS OUTROS

Imagine uma viagem de férias em um único carro e um único apartamento, por 30 dias, com 5 pessoas (5 homens ou 5 mulheres, tanto faz): um evangélico bem tradicional, outro evangélico neo-pentecostal, alguém católico, alguém espírita e você. Como você acha que seria o relacionamento baseado em “amai-vos uns aos outros”?
Veja esse trecho do Velho Testamento:
“Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando o meu senhor entra na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assim me prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. Eliseu lhe disse: Vai em paz.” (2 Reis 5:18-19)
Naamã, comandante do exército da Síria, tinha acabado de se converter e pediu um conselho ao profeta Eliseu: por obrigação do seu alto cargo, Naamã teria que se ajoelhar, junto com o rei, diante do deus falso da Síria. O que me impressiona é a resposta do profeta: “Vai em paz”. Talvez por Naamã ser um recém convertido e não ter estrutura espiritual para enfrentar tal situação. Ou você acha que Eliseu errou? Não sei; de qualquer forma Eliseu foi tolerante.
Como também Jesus o foi com o jovem rico:
“E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.” (Marcos 10:21-22)
Mesmo sabendo que aquele homem iria rejeitá-Lo, Jesus o amou!
Lá no HC-UNICAMP, certa época, passaram pelo serviço de Capelania, representantes de mais de 150 igrejas, ou denominações diferentes! Alguns chamam isso de “diversidade na unidade”. Mas o que me ocupa o pensamento agora é o relacionamento entre os próprios cristãos. Convivendo com esse leque de comunidades, aprendi a tratar com respeito, paciência, tolerância e, principalmente, amor.
Para terminar, leia esses 2 versículos:
“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.” (Apocalipse 12:9-10)
Vamos deixar para o inimigo as acusações.

3 comentários:

  1. Chico, seu texto me fez lembrar uma piada que circulou na internet há algum tempo. O que me entristece é que infelizmente isso nem sempre é uma piada... Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência?

    "Um homem estava caminhando quando viu alguém querendo se jogar de uma ponte. O homem correu até lá e agarrou-o, tentando impedi-lo de se atirar, e disse:
    — Não faça isso!
    — Ninguém me ama... — ele disse.
    — Deus te ama! Você acredita em Deus?
    — Acredito — ele respondeu.
    — Você é cristão ou muçulmano?
    — Cristão.
    — Eu também! — o homem respondeu. — Protestante ou católico?
    — Protestante.
    — Eu também! De qual denominação?
    — Batista.
    — Eu também! Batista da Convenção Batista do Norte ou batista da Convenção Batista do Sul?
    — Da Convenção Batista do Sul.
    — Caramba, eu também! Batista da Convenção Batista Regular do Sul ou da Convenção Batista Independente do Sul?
    — Da Convenção Batista Regular do Sul — ele disse.
    — Eu também! Batista da Convenção Batista Regular Reformada do Sul ou da Convenção Batista Regular Pioneira do Sul?
    — Da Convenção Batista Regular Reformada do Sul.
    — Eu também! Batista da Convenção Batista Regular Reformada Pentecostal do Sul ou da Convenção Batista Regular Reformada Carismática do Sul?
    — Da Batista Regular Reformada Pentecostal do Sul.
    Ao ouvi-lo dizer isso, o homem respondeu:
    — A é? Pois então morra, seu herege! — e empurrou o sujeito da ponte...

    ResponderExcluir
  2. Heloisa, gostei muito da "piada"!!
    Você tem razão quando diz que isso nem sempre é piada.
    Trabalhando na Capelania há tantos anos, vejo tantas pessoas, tão empenhadas na construção do Reino de Deus, que garante a minha esperança de unidade entre e para os seguidores de Jesus e não para os meros frequentadores de igreja, ou, em clima de Copa, de torcedores de igrejas.
    Noutro dia, estávamos na sala: eu, católica, um voluntário nazareno, havia saido um pastor nazareno, o Chico, batista e um visitador do Colih, das Testemunhas de Jeová. Vendo isso comentei com o voluntário que ali estava que nisto se constituia a Igreja desejada por Jesus onde o protagonismo não estava em líderes, doutrinas e dogmas, mas sim no serviço aos irmãos. Quem lê este blog não imagina o clima de respeito e amizade que existe na Capelania do HC entre os mais de 60 voluntários das diversas igrejas que doam seu tempo em favor dos enfermos.
    Graças à Deus por isso!

    beijos.

    Célia

    ResponderExcluir
  3. Caro Xyko, muito boa a sua meditação, bem como a "piada" da Heloísa e o comentário da Célia...
    Eu me lembrei muito da passagem da torre de Babel e da descida do Espírito sobre os Apóstolos:
    Quanto mais valorizamos o humano e a vaidade, menos nos entendemos, quanto mais o "Espírito habita em nós", mais nos comunicamos e nos entendemos...
    É isso aí...

    Paz,

    ResponderExcluir