sexta-feira, 11 de junho de 2010

MUITO BONITO, HEIN?!

Quando era citado o ditado popular o qual afirma que “Quem ama o feio, bonito lhe parece”, eu sempre o parafraseava dizendo que “Quem ama o feio é porque o bonito não aparece”. Estou dizendo isso porque o que tenho meditado essa semana é a importância da beleza física na nossa vida.
Claro que os trechos que me serviram de base para essas reflexões foram os seguintes:
“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (1 Samuel 16:7)
“Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.” (Provérbios 31:30)
É justamente a contramão de valores que a sociedade nos impõe!
Consideramos belo tudo o que tem harmonia. Quanto mais harmonia tiver um quadro, uma música, uma paisagem, um rosto, enfim, qualquer coisa, mais beleza tem para nós.
Lembro-me de uma ocasião em que uma moça, muito bonita, me procurou para aconselhamento e, chorando, me relatou que seu maior problema era justamente sua beleza. A única qualidade que reconheciam nela era sua harmoniosa aparência. Ela tinha medo que isso fosse sua perdição, o que em um certo sentido foi.
Não podemos concluir que só os feios é que serão um sucesso para Deus; note que Davi foi escolhido e tinha boa figura:
“Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes. Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.” (1 Samuel 16:10-13)
A beleza para Deus está em um coração (que para os judeus dos tempos bíblicos tinha o sentido de “mente”) que O teme (que significa “confia com reverência”).
Eu acho isso bonito! E você?

2 comentários:

  1. Visual novo, hem? Ficou bonito (sem trocadilho com o título de texto, hehehe)!
    Dê uma olhada no meu blog. Postei uns textos novos.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza caríssimo, a beleza física pode ser uma maldição... é um valor muito passageiro.
    Pode ser um caminho mais fácil para se conseguir muita coisa, mas aí vai se tornando um estilo de vida que com o tempo vai despencando e que não tem botox e cirurgia plástica que segure... e como dá pena daqueles "velhos" e "velhas" repuxados e deformados pela não aceitação do envelhecimento natural... e como são belos os "velhos" que sabem aceitar a idade e mostram a sabedoria dos anos!


    Paz,

    ResponderExcluir