quarta-feira, 9 de junho de 2010

OU O CHICOTE OU O ABRAÇO

Algumas pessoas precisam ser disciplinadas com rigor, outras, pelo mesmo pecado, com suavidade. Mas todos precisam de amor. A disciplina bem aplicada é um ato de amor:
“O Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.” (Hebreus 12:6)
Me lembrei agora de um amigo que me confidenciou que a maior lembrança que ele tem da sua infância, era o olhar de ódio que o seu pai fazia ao lhe bater. Isso não é de forma alguma disciplina. Outro exemplo é aquela mãe que batia no filho com uma pantufa, para não doer. Isso também não é disciplina.
A disciplina visa recuperar o faltoso:
“Deus nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.” (Hebreus 12:10)
Alguns precisam do “chicote”, outros só um abraço já é suficiente para se obter a recuperação. Fato é que Deus trata a cada um de nós do jeito que precisamos ser tratados. Uns, para aprender, precisam comer a lavagem dos porcos como o filho pródigo, outros cair do cavalo como Paulo, e outros ainda precisam de serem alertados 3 vezes, como Pedro ao negar a Jesus, ao ter a visão de um lençol que descia do céu ou quando Jesus lhe perguntou se ele, Pedro, o amava.
Uns precisam de umas chicotadas, outros de um abraço. Como é com você?

Um comentário:

  1. Mais uma vez, caro Xyko, não é coerente com aquilo que Jesus ensinou um Deus que castiga... Deus é Amor e Misericórdia, Deus não castiga ninguém!!!
    Nós humanos sim, precisamos ensinar nossos filhos, castigar malfeitores, prender foras-da-lei, nos vingar dos assassinos, mas isso não tem nada a ver com a vontade de Deus. No AT os judeus tinham "cabeça dura" como o próprio Jesus disse e acreditavam que Deus castigava e tinham "temor" Dele...
    Depois de Jesus Ressuscitado não tem mais espaço para essas interpretações literais do AT.
    E o bonito do NT é exatamente Jesus "aperfeiçoando" a mensagem do AT.
    Jesus nos mostrou isso há mais de 2000 anos e ainda não entendemos a mensagem...
    Talvez um dia entendamos isso e não haverá mais "guerras santas", pessoas que se acham donas da verdade julgando outras, pessoas com medo de Deus...
    Acredito firmemente que um dia a gente chega lá!!!


    Paz,

    ResponderExcluir