segunda-feira, 28 de junho de 2010

PODE ME CHAMAR DE TONTO

A princípio eu não estava gostando da idéia de escrever sobre a Copa do Mundo. Isso por achar que é um assunto muito banal para ser abordado. Mas, considerando alguns fatores que me indignaram muito, e que teem desdobramentos, então, lá vai.
Gol com a mão, gol impedido e gol legítimo não dado, o altíssimo desenvolvimento da tecnologia tem nos mostrado quão injusto é o futebol.
A FIFA não quer lançar mão da tecnologia para resolver lances duvidosos (como é feito no tênis e no futebol americano, por exemplo), por saber que a polêmica gera mais audiência.
O que me preocupa é que quando o Luís Fabiano, jogador do Brasil, fez um gol muito bonito contra a Costa do Marfim,, mas ajeitando a bola por 2 vezes com o braço (!), o que é irregular, nós aqui ficamos todos quietinhos. Como a injustiça prejudicou os adversários e não a nós, não ficamos indignados. Eu pelo menos não fiquei na hora, agora estou revoltado.
Houve até um comentarista esportivo o qual afirmou que “a irregularidade não anula a bela plasticidade do lance”. Anula sim. Se não usasse os braços nosso jogador não teria conseguido fazer a jogada. Gol ilegal nunca é bonito.
Outra coisa de arrepiar: a seleção do Brasil ser oficialmente patrocinada por bebida alcoólica! Como devem se sentir as famílias que sofrem horrores por ter um dos seus membros viciado em álcool? E os familiares que perderam um dos seus por que alguém bêbado estava dirigindo e causou um acidente?
O que era para ser um entretenimento sadio, o futebol, se tornou um negócio sujo e fraudulento. Um péssimo exemplo.
Vocês viram o bonito Kaká, o evangélico bonzinho, beijando a “Jabulani”, bola oficial da Copa? Até a FIFA admite que a mesma tem problemas. Mas como o patrocinador do Kaká é o fabricante daquela bola, ele a beijou e disse que não vê problema nela. Isso é que é amor!
Eu sou tonto porque continuo torcendo.

2 comentários:

  1. É verdadeiramente constragedor me ver contente na hora do gol do Luís Fabiano... conhecendo um pouco da história dele (jogou com o Rafa na Ponte preta), fiquei contente por ele. Os críticos já estavam "urubuzando" o rapaz... Acho que isso contribuiu para que eu me sentisse contente com o gol.
    Mas verdade é verdade! A plasticidade do lance NÃO anula a irregularidade!
    Estou no seu time... Também pode me chamar de Tonto.

    Um abraço,
    Luís Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Para mim está muito claro que o futebol se corrompeu definitivamente. É muito, muito dinheiro mesmo correndo por trás... nós nem fazemos idéia.
    Criar ídolos para vender, patrocinar para ganhar mais (imagine fazer propaganda para vender mais cerveja num país como o Brasil, que já consome tanto).
    Isso tudo está acabando com o futebol, que agora está ficando burocrático e "de resultados".
    A cobrança aumentou tanto que um erro do juiz ou um erro individual de um jogador virou causa de enormes prejuízos. A cobrança e a pressão são insuportáveis.
    A própria seleção brasileira virou um time europeu, uma legião estrangeira, pior, com estilo de jogo europeu, pois é lá que os jogadores atuam desde muito jovens, lá que está o dinheiro...
    Essa cobrança, esse nível de pressão, tanto em cima dos jogadores como dos juízes destrói o que o futebol tem de mais apaixonante, sua simplicidade...
    Os técnicos viraram os "gerentes comerciais" dos times, administrando as vaidades e vontades de pobres meninos ricos mimados e seus patrocinadores...
    Não acredito que a tecnologia vai melhorar os jogos, pelo contrário, vai tirar o pouquinho de humanidade que ainda resta ao futebol de alto nível.
    Quanto ao futebol dos pobres, jogado em "peladas" nas ruas e várzeas, esse vai continuar artístico e divertido... e lá não tem nem juiz, e quem põe a mão na bola é que "se acusa"...


    Paz,


    PS - você notou que o futebol é o esporte mais popular do mundo porque ele é o mais acessível de todos... é o único esporte que dá para jogar "peladas". Imagine se dá para jogar uma pelada de tenis, de volei, de basquete... precisa algum de material caro e um certo treino prévio.
    Já o futebol é como o samba, qualquer um que quiser pode, em qualquer lugar, participar de uma "rodinha de samba", ele é a dança mais democrática e popular do mundo...
    Agora imagine se dá para fazer uma "rodinha de tango"... que nada, todos tem que parar e ficar olhando os dançarinhos (só dois) exaustivamente ensaiados, darem o seu show, e ainda tem que aplaudir no final...

    ResponderExcluir