segunda-feira, 21 de junho de 2010

QUEM É SEU MELHOR AMIGO?

Ela tem 8 anos e se chama Joyce. Muito bonitinha, nariz levemente arrebitado, não dá para deixar de reparar que seu corpo magrinho tem, o tempo todo, um leve tremor. Toda ela treme ao fazer as coisas, como tomar um copo de leite, segurar um brinquedo ou arrumar o cabelo. Ela fez uma grande cirurgia ali no HC-UNICAMP, e está se recuperando bem. Por não poder sair do leito ela não pode ir na Brinquedoteca e ficar com as outras crianças.
Por isso fui visitá-la. Levei brinquedos, desenhos para pintar, tudo para amenizar aqueles momentos difíceis sem poder sair da cama.
Outra coisa que fiz também foi conversar bastante com aquela menina e com a mãe.
Foi numa dessas conversas que soube o maior drama da Joyce: por causa da sua doença ela não pode ir à escola, resultando daí o fato de a menina não saber ler nem escrever. O pior ela mesma me disse: “Eu não tenho nenhuma amiga. NENHUMA”. Na hora eu perguntei assustado: “Com quem você brinca então?”. Com o olhar baixo ela me respondeu: “Sozinha”.
Essa declaração me impressionou e entristeceu profundamente. Na mesma hora eu me ofereci para ser amigo dela. Vocês não podem imaginar o tamanho e a beleza do sorriso que nasceu no rostinho dela!
No dia seguinte, enquanto eu brincava com a minha nova amiguinha, ela me perguntou quem era a minha melhor amiga. Na hora eu percebi qual era a resposta esperada. Respondi então que eram duas, a Denise, minha mulher, e ela mesma, a Joyce. Pude deliciar-me novamente com aquele sorriso maravilhoso.
Creio que amizade é tão essencial para o ser humano quanto o ar e a alimentação.
“É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. Se faz frio, dois podem dormir juntos e se esquentar; mas um sozinho, como é que vai se esquentar? Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar.” (Eclesiastes 4:9-12 NTLH)
O que vai ser da minha amiguinha depois que ela tiver alta do hospital? Ela vai levar para casa uma boneca que dei para ela e que vai se chamar Ana Clara.

Um comentário:

  1. É isso aí,

    Quem se fecha e se faz referência única para tudo é egoísta, quem além de egoísta se acha melhor que os outros se torna narcisista.
    Muitas vezes isso ocorre por falta de intervenção principalmente dos pais ou de outras pessoas...
    Talvez o narcisismo seja o grande mal que sempre prejudicou a humanidade, e parece que está aumentando com uma nova e numerosa geração de filhinhos de mamãe arrogantes e "se achando".
    O relacionamento interpessoal exige aceitação do outro e, no mínimo, um pouco de tolerância com a diferença. Exige esforço, mas certamente é o único caminho para a realização pessoal e felicidade...
    E a pequena Joyce que o diga...


    Paz,

    ResponderExcluir