terça-feira, 9 de novembro de 2010

CRESCENDO NO ENTENDIMENTO

Um senhor, muito sério com Deus, me procurou para agradecer uma lição dada por mim há muitos anos passados numa aula de Escola Bíblica Dominical. Me contou ele que naquela aula eu compartilhei que na minha “Hora Silenciosa com Deus”, enquanto Deus não me falasse algo pelas Escrituras, aquele momento não era tido como feito.
Só que hoje já não penso mais assim. E se Deus não quiser falar nada? Ele faz o que quer, não é mesmo? Veja esse trecho:
“Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.” (Romanos 9:15)
Mas, espera aí. Você pode estar pensando: “Xyko, você está dizendo que muda de opinião sobre assuntos espirituais?”. Veja bem, não é a opinião de Deus (o que Deus fala na Bíblia é imutável), é a minha opinião. Se é a minha opinião, mesmo que seja sobre assuntos espirituais, não há problema mudar.
Mas veja bem, não quero com isso dizer que “assino embaixo” dos seguintes versos de Raul Seixas: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante/Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Isso é válido para um cara que tinha uma vida desajustada como a do Raul Seixas.
Por outro lado, não quero ficar refém de uma idéia. Observe a frase abaixo:
“Nossas convicções mais arraigadas, mais indubitáveis, são as mais suspeitas. Elas constituem nossos limites, nossos confins, nossa prisão”. (José Ortega y Gasse)
O meio termo é o ideal. Ser flexível e firme de opinião. Isso gera crescimento.
PARA MEDITAR:
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2:52)

3 comentários:

  1. E como já dizia Juscelino Kubitschek:"Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro". Penso que, às vezes, fazemos idéias não muito adequadas acerca de Deus. Por isso é que vamos ter a eternidade inteira para aprender dEle! Um outro exemplo bíblico de incerteza sobra a vontade de Deus é o de Ester, o que não impediu sua atuação, mas o final do versículo mostra claramente que apesar do jejum de um monte de gente Deus não tinha dado resposta alguma até aquele momento:
    "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; E SE PERECER, PERECI." Ester 4:16

    ResponderExcluir
  2. Oi Chico, muito bom o seu post! Queria saber se você tem Twitter para que eu posso segui-lo? Abraço. Jean e Tissyana Adeodato

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por ter escrito, isso me incentiva bastante.
    Não, eu não tenho Twitter. Nosso objetivo, por enquanto, é disponibilizar material de leitura que leve as pessoas a pensarem.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir