quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LIÇÕES QUE APRENDI SOBRE O VERDADEIRO AMOR 3

Lembro-me de ter ido visitar uma instituição que acolhe meninos menores de idade e que moravam nas ruas. Uma das coisas que mais me impressionou ali foi o fato de não haver cercas nem portas trancadas. Quando perguntei ao missionário responsável por aquele trabalho a razão disso, ele me explicou que a única coisa que deveria segurar aqueles garotos naquela casa era o amor de Cristo vivenciado por quem cuidava deles.
Aí está um princípio fundamental: o verdadeiro amor dá a liberdade para a pessoa escolher entre ficar ou ir embora. Sempre.
Já vi muitos casais ainda juntos pelo simples fato de um deles segurar o outro de tudo quanto é jeito. Isso pode ser feito com chantagem emocional, ameaças, racionalizações e até com agressões físicas. O outro pode até ficar, mas já não existe amor de verdade.
Dar liberdade exige grandeza de alma e nobreza de coração. É necessário entender o amor de Deus para se amar assim.
As pessoas que estão à sua volta, estão por livre vontade?
Veja que interessante esse detalhe do episódio em que Cristo, já ressurreto, se encontra e caminha com dois discípulos na estrada de Emaús:
“Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele (Jesus) menção de passar adiante. Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.” (Lucas 24:28-29)
Cristo não força a Sua presença, Ele dá liberdade para que rejeitem Sua companhia!
Ele faz o mesmo comigo e com você.

2 comentários:

  1. Pastor, o senhor não me conhece, mas sou evangélico desde que nasci (meus pais sempre foram da Igreja Batista), e gosto muito do seu Blog. Permita-me fazer-lhe uma pergunta: a que distância Emaús ficava de Jerusalém?
    Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ezequiel, obrigado por suas palavras. Respondendo à sua pergunta, Emaús distava cerca 11 KM de Jerusalém.
    Abracos, Xyko.

    ResponderExcluir