sábado, 20 de novembro de 2010

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ISSO?

4 comentários:

  1. Depende do que se entende por 'ler' e 'estudar'. Pra mim, as duas coisas podem ser análogoas. Mas, parece que o autor da frase está fazendo distinção entre elas. No seu modo de pensar, talvez ele seja até coerente. Meu comentário final poderia ser: "depende de como se lê e de como se estuda"

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a REDATORA. Por exemplo, ouvi falar de pessoas que haviam estudado sendo analfabetas. Posso dizer que elas leram o ambiente como pré-requisito de tê-lo estudado.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver resumidamente o que o dicionário fala sobre ler e estudar:
    LER:1 Conhecer, interpretar por meio da leitura; 2 Conhecer as letras do alfabeto e saber juntá-las em palavras; 3 Pronunciar ou recitar em voz alta o que está escrito; 4 Estudar, vendo o que está escrito; 5 Decifrar ou interpretar bem o sentido de; 6 Decifrar, perceber, reconhecer;7 Explicar ou prelecionar como professor; 8 Inquirir, perscrutar.
    ESTUDAR: 1 Aplicar a inteligência ao estudo de; 2 Analisar, examinar detidamente (assunto, obra literária, trabalho artístico etc.); 3 Aprender de cor, fixar na memória; 4 Aplicar o espírito, a inteligência, a memória para adquirir conhecimentos; 5 Cursar aulas, ser estudante; 6 Observar-se, analisar-se, procurar conhecer-se; 7 Observar os atos de, sondar as intenções e o caráter de; 8 Adestrar-se, exercitar-se em; 9 Afetar, aparentar, simular.
    Só após ver essas definições é que podemos ter a pretensão de comentar essa frase.
    Ana Luísa Bertolino.

    ResponderExcluir