domingo, 30 de janeiro de 2011

ARQUITETURA DOS RELACIONAMENTOS

Se nós repararmos bem, "a gente" não se fala mais.
Antigamente as casas tinham varandas enormes onde as famílias se reuniam para conversar e estar juntos. Havia também a sala de visitas, hoje substituída por uma edícula com churrasqueira, só usada quando há visitas. A cozinha também servia para a família conviver, já que as mesmas (cozinha e família) eram grandes. A cozinha era aconchegante e todos comiam as refeições juntos ali.
Já não há mais varandas nem sala de visitas. Há a sala de televisão, que tende a desaparecer, pois os aparelhos de TV estão indo para os quartos. Cada um tem que ter o seu. Dá para calcular o prejuízo que essa mudança nos hábitos causa nos relacionamentos interpessoais.
Vejamos os casados, por exemplo: os poucos momentos de intimidade física, emocional e de conversas no quarto, pode ser atrapalhado porque acabou a propaganda e recomeçou o programa ou a novela. Isso sem falar nos filhos que pegaram o prato de comida na pequena cozinha e foram comer cada um no seu quarto, na frente da TV ou do computador. Logo, logo os pais vão desejar boa noite para os filhos por e-mail.
Com isso nós não sabemos mais conversar. É possível perceber isso lá no HC-UNICAMP, onde fazemos o trabalho de Capelania hospitalar. As pessoas que cercam o paciente, seja da equipe de saúde, ou parentes, amigos ou quaisquer outros, não sabem exatamente o que falar para aquele que padece, e muito menos ouvi-lo! Parece que existem paredes de alvenaria que os rodeiam, e quando percebem que elas não existem, constroem "muros" de outro tipo, tais como "Tenho que sair para telefonar", lugares-comuns, representações quase que teatrais ou mesmo um sumiço como por mágica!!!!
Note: às vezes, ou quase sempre, aquela é a hora em que a pessoa mais precisa conversar!
Se nós não sabemos mais nos relacionar uns com os outros, também não o sabemos com Deus! Esse princípio está bem colocado no seguinte versículo:
Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê (1 João 4:20 RA).
Isso é coisa séria!
Gostaria de conversar sobre isso com vocês. Mesmo que seja pela INTERNET.

2 comentários:

  1. Esse texto realmente dá o que pensar...Vivemos numa época em que a comunicação tem importãncia fundamental. Os meios de comunicação atuais nos permitem entrar em contato com pessoas de todas as partes do mundo, em tempo real, a um simples toque. A quantidade de pessoas ligada às redes de relacionamento é cada vez maior. No entanto, os relacionamentos têm se tornado cada vez mais impessoais e as pessoas mais solitárias. Não temos tempo de parar para conversar com um amigo e ouvir o que os filhos e o cônjuge têm a nos dizer. Hoje, estar sempre ocupado virou símbolo de status! Um médico cuja agenda está sempre lotada é visto como alguém bem-sucedido. Jesus tinha muitas coisas a fazer, no entanto, ele achava tempo para conversar com as pessoas e acolher as crianças. Jesus nos chamou para uma vida de comunhão. O cristianismo só pode ser vivido na comunidade. Eugene Peterson disse que "no relacionamento com Deus e com os outros completamos a humanidade para a qual fomos criados".

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Concordo plenamente com a Heloísa.
    Outro dia ouvi um comentário de um psiquiatra que dizia que provavelmente mais pernicioso que o conteúdo da TV propriamente dito, seria a situação de inibição da comunicação entre as pessoas que a assistem...


    Paz,

    ResponderExcluir