quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

NA PORTA DO CÉU

Momentos antes de morrer, uma jovem senhora evangélica, que viveu uma vida exemplar (isso foi atestado por toda a família e amigos), me falou que iria para o céu só se Deus achasse que ela era merecedora.
Na hora me ocorreu que nenhum de nós é merecedor. A salvação é só pelos méritos da obra de Cristo na cruz. Eu creio nisso.
“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16:31)
Mas, será que se alguém que sempre respondeu positivamente às revelações de Deus contudo, por uma questão de intelectualidade, não entendeu o “plano de salvação” em Jesus, e na hora da morte faz uma declaração como a daquela senhora citada acima, será que Deus a impedirá de entrar no céu? Não creio que Ele faria uma coisa assim.
Somos salvos pela misericórdia e graça de Deus, e não por uma prova final, como se fosse um vestibular.
“O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:10-14)
Lembro-me de uma ocasião em que um amigo meu, dando um estudo bíblico, afirmou que se um muçulmano, em um país onde o cristianismo é completamente ignorado, responder positivamente às revelações de Deus, mesmo sem ouvir seja lá o que for sobre Jesus Cristo, tal indivíduo será salvo. Como eu estava presente ali na hora, discordei e o questionei. Hoje penso como ele.
Soberanamente, por misericórdia e graça, Deus nos leva para o céu.
PARA REFLETIR:
“Todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.” (João 1:16)

4 comentários:

  1. Penso (se estiver errado me corrijam) que é esse o critério que Deus usa também para crianças ainda sem entendimento, doentes mentais, e outros. O AMOR DE DEUS É MARAVILHOSO.
    Abraço, Francisco dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Depois do sincero comentário do Francisco (cujo nome evoca exatamente isso mesmo, "aquele que é franco, que é livre") devo confessar também que para mim a "Boa Nova" de Jesus é que, por meio dEle mesmo, TODOS (realmente todos, cristãos ou não) NÓS JÁ ESTAMOS SALVOS...
    Nem sempre isso é fácil de aceitar pela maioria dos moralistas de plantão...


    Paz,

    ResponderExcluir
  3. Caro Venâncio: suponhamos que uma pessoa NAO QUER IR PARA O CÉU, ela vai assim mesmo? Se sim, QUE DEUS É ESSE QUE OBRIGA AS PESSOAS A FAZEREM O QUE ELE QUER???
    Abraço, Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da figura usada, tanto no Antigo como no Novo Testamento, do banquete. O rei que convida a todos para o banquete, a grande festa que durará por toda a eternidade, porque celebraremos a glória, a bondade e a misericórdia de Deus. Que lindo este texto de Lc 14, 15-24! Certo homem oferece um banquete, mas os convidados recusam, então ele manda os empregados para convidar a TODOS que eles encontrarem pelos caminhos.
    Todos nós somos convidados a este banquete preparado pelo Senhor; aceitar ou recusar, já isto é com cada um.
    Bom, este é nosso Deus!!!

    Beijos

    Célia

    ResponderExcluir