sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O PENSAR

Meu amigo e eu fomos mais cedo para o colégio para podermos escrever a frase no quadro de giz antes que os outros colegas chegassem. E assim fizemos. Quando chegaram, todos, inclusive o professor, puderam ler o seguinte: “EXPERIMENTE UMA NOVA SENSAÇÃO: PENSE”. O professor, que lecionava Português, deu naquele dia, de improviso, uma excelente aula baseada nessa frase.
Não estamos acostumados a pensar. Nossos pensamentos não são originais. São uma “colcha de retalhos” do que ouvimos ou vimos pela mídia.
Você já parou para pensar em o que “O PENSADOR”, famosa escultura de Rodin, está pensando? Eu já. Acontece que essa obra faz parte de uma escultura muito maior, chamada “A PORTA DO INFERNO”, feita em madeira, com 6m de altura, 4m de largura e 1m de profundidade, que fica exposta no Museu Rodin, em Paris, França.
“O Pensador” esta olhando para o Inferno e pensando no que vê. Porém, ele está pensando errado! Ele deveria estar pensando nas coisas lá de cima:
“Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.” (Colossenses 3:1-4)
Devemos querer ir para o céu pelo que Deus é, por amor a Ele, e não porque temos um fogo ameaçando queimar nosso traseiro.
Pense nisso.

3 comentários:

  1. Eu nunca tinha pensado nisso.
    Ana Luísa Bertolino.

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Realmente bela essa obra de Auguste Rodin. O pensador, que é muito musculoso, evoca em mim o sentimento que a razão deve se sobrepor à força física.
    Mas intrigante mesmo é a figura das "três sombras", no alto da escultura, que apontam para o pensador... o que elas podem significar?
    Por isso mesmo Rodin faz parte do "impressionismo".


    Muita Paz,

    ResponderExcluir
  3. Ao ler um pouco sobre a obra de Rodin, soube que ela foi inspirada na "Divina Comédia" de Dante Alighieri. Aí faz sentido as "três sombras", pois o poema é todo construído em torno da simbologia do número três...
    É realmente impressionante.

    Paz

    ResponderExcluir