segunda-feira, 24 de novembro de 2008

FALA, SENHOR


Em um determinado seminário havia um rapaz chamado Samuel. Ou qualquer outro nome bíblico, pois ele era filho de evangélicos e os evangélicos geralmente colocam nomes bíblicos nos filhos. A verdade é que eu não me lembro como se chama o protagonista desse episódio verdadeiro. Então, digamos que ele se chamava Samuel. Ele tinha uma fé muito espontânea e um enorme desejo de servir a Deus.
Esse moço ia regularmente, sempre no mesmo dia da semana, a uma atividade na Igreja na qual ele fazia estágio. Sempre voltava tarde da noite e, no caminho de volta, para entrar no seminário, o Samuel tinha que passar por uma pequena ponte.
Numa dessas noites, seus colegas seminaristas resolveram lhe aprontar uma brincadeira. Esconderam-se embaixo da tal pontezinha e quando o Samuel passou por ali, um deles falou com a voz grossa e empostada: “SAMUEL”. O eco nas manilhas debaixo da ponte e no mato fazia com que ficasse difícil identificar de onde vinha a voz, e o Samuel olhava assustado para todos os lados. O rapaz debaixo da ponte chamou mais duas vezes e, após a última, o Samuel se ajoelhou, olhou para cima, ergueu os braços para o céu estrelado e disse bem alto: “FALA SENHOR, QUE O TEU SERVO OUVE!”.
Daquele dia em diante o apelido do Samuel passou a ser “Fala Senhor”.
Admiro a prontidão do Samuel da Bíblia e do Samuel seminarista para ouvir a Deus.
Não cabe aqui discutirmos como Deus fala conosco, e nem precisamos, pois toda vez que Deus se revela a alguém, tal manifestação tem que passar pelo crivo das Escrituras. Mas Ele fala.
Deus fala conosco através da Bíblia:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17 RA)
Deus também nos fala através de Jesus, pelos evangelhos:
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.” (Hebreus 1:1-2 RA)
Nosso intuito aqui é nos levar a refletir sobre a prontidão em ouvir o que nosso Senhor quer nos falar.
“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tiago 1:19 RA)
Para trabalhar melhor no hospital eu estudei (é isso mesmo, é assunto para ser estudado!) como ouvir melhor as pessoas e um ponto que aprendi bem é que “ouvir não é ficar calado pensando no que falar quando o outro parar de falar”. Às vezes fazemos isso com Deus, não é mesmo?
Ouvir exige toda a nossa atenção.
Você sabe ouvir a Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário