terça-feira, 18 de novembro de 2008

MÚSICAS DE NATAL

Tenho uma grande amiga que acha que música não é para ser “pensada”, mas só para ser curtida. Ela reclama do meu hábito (ela chama de mania) de analisar as letras das músicas que ouço. Seguindo comigo nesse meu costume, pense um pouco sobre o que dizem as letras dessas 3 canções natalinas:
O VELHINHO
Botei meu sapatinho
Na janela do quintal
Papai Noel deixou
Meu presente de Natal
Como é que Papai Noel
Não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre
o velhinho sempre vem!!
ANOITECEU
Anoiteceu o sino gemeu
e a gente ficou feliz a rezar
Papai noel vê se você tem
a felicidade pra você me dar
Eu pensei que todo mundo
fosse filho de papai Noel
Bem assim felicidade eu pensei
que fosse uma brincadeira de papel
Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
com certeza já morreu
ou então felicidade é brinquedo que não tem.
Ó, VINDE ADOREMOS!
Chegai-vos, ó crentes, vinde jubilosos
Sigamos a estrela do céu de Belém!
Eis que é nascido Cristo, Rei da glória!
Ó, vinde, adoremos!
Ó, vinde, adoremos!
Ó, vinde, adoremos o Rei Salvador!
Ó coros celestes, plenos de harmonia,
Uni-vos aos povos, cantai com fervor!
Ó, dai hosanas, glória nas alturas!
Com altos louvores, glória a Deus rendemos,
Por Cristo que ao mundo desceu lá do além!
Oh! para sempre temos Deus conosco!


A primeira é um absurdo. A segunda é inteligente mas foge do verdadeiro sentido do Natal, e a terceira é linda, mas linda mesmo!
Concorda?

2 comentários:

  1. A terceira é simplesmente a verdade que rege todo o universo.

    ResponderExcluir
  2. Será que um pobre da periferia, ou do agreste nordestino, entenderia o que quer dizer: jubilosos, plenos, harmonia, fervor, hosanas, louvores, rendemos, além? Talvez uma musiquinha mais popular consiga encher de ilusão (é apenas isso que o Papai Noel é!) a cabecinha do desvalido cujo pai ganha o bolsa família (Lula seria o Noel deles?).
    Um abraço

    ResponderExcluir