quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A MENINA


Uma senhora da nossa Igreja evangelizou a sua faxineira, que se converteu e começou a freqüentar uma outra Igreja levando seus dois filhos e, de vez em quando, o marido. Os dois filhos se converteram. Depois foi a irmã, o cunhado e dois sobrinhos que foram para a Igreja e foram convertidos. Mais tarde foi a prima e o filho. Essa prima levou a Cristo um irmão e a esposa. A última notícia que tive é que também o marido da faxineira, que só ia de vez em quando, se converteu. Doze pessoas ao todo.
Aquela senhora da minha Igreja não imaginava a repercussão que o seu "pequeno" projeto evangelístico domiciliar iria ter. Geralmente nós não temos idéia dos desdobramentos de um simples ato cristão, como por exemplo, um comentário.
Eis um exemplo bíblico disso.
Em 2 Reis 5, temos o relato do que eu acredito ser a conversão de Naamã. Israel e Síria estavam em conflito e Naamã era o bem-sucedido comandante do exército sírio. Diz a Bíblia que ele era leproso.
Numa das investidas que Naamã fez ao território israelita, ele trouxe como prisioneira uma menina que passou a trabalhar como escrava para a mulher de Naamã.
Em um certo dia, essa menina falou à sua senhora algo mais ou menos assim:
- Quem dera o patrão fosse até a minha terra e se encontrasse com um homem de Deus que tem lá! Tenho certeza que esse homem de Deus curaria o patrão.
Naamã ficou sabendo disso e, depois de várias peripécias, acabou se encontrando com o homem de Deus a quem a menina se referira, que era Eliseu. Desse encontro Naamã saiu curado da lepra e, creio eu, convertido.
Quem é a personagem principal dessa história?
Alguns não hesitariam em dizer que é Eliseu. Pode ser. Por outro lado, se você ler o título (não sagrado) de algumas Bíblias, verá uma alusão direta a Naamã. Eu, como você já pôde deduzir, penso que a figura principal desse capítulo é aquela menina.
Por que? Porque se não fosse a atuação dela, nada teria acontecido como aconteceu! Um simples e bem intencionado comentário dela mudou tudo!
Aquela menina foi fantástica! Ela foi tirada do seu país, da sua família, casa e amigos para ser escrava dos seus inimigos! Nessas circunstâncias adversas podemos perceber algumas qualidades valorosíssimas nessa menina.
Ela tinha muita coragem. Já pensou se Naamã chega diante de Eliseu e por algum motivo o profeta não cura o comandante sírio?
Com isso ela demonstrou também que tinha fé. Ela tinha certeza de que Eliseu podia curá-lo.
Mas o que mais me impressionou nessa garota foi a disposição para vivenciar a graça. Ponha-se no lugar dela. Você teria sensibilidade para ter misericórdia daquele homem que sofria? Talvez você, como eu, teria pensamentos do tipo "Eu quero mais é que ele morra".
Graça. Favor imerecido.
Nós sabemos muito bem usufruir da graça na nossa própria vida, mas não temos graça para com os outros. Na maior parte das vezes, o máximo de concessão que fazemos é aplicarmos o ditado que infelizmente é bem popular entre os evangélicos, o qual preconiza "Para os amigos, a graça; para os inimigos a lei".
Qual o nome daquela menina fantástica? A Bíblia não registra. Aqui está outra grande lição.
Eu acredito que a característica principal do verdadeiro líder espiritual de hoje é não buscar ter relevância para o mundo, mas sim, ser um ponto de referência da graça.
Mas me parece que os líderes mais proeminentes se esquecem de versículos tais como:
Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. (Mateus 20:16 RA)
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, (1 Pedro 5:6 RA)
Um pastor conhecido meu, de quem eu gosto muito, me falou que uma de suas orações é para sempre estar no "centro dos acontecimentos". Isso me deu muito o que pensar. Até me chocou um pouco. Hoje, como na época, a minha oração é que eu esteja onde Deus quer que eu esteja, mesmo que seja na "periferia dos acontecimentos".
Não precisamos estar no centro dos acontecimentos. Moisés estava no exílio quando foi chamado. Davi estava no campo cuidando das ovelhas quando foi chamado. Quem era o dono do jumentinho no qual Jesus montou na Sua entrada triunfal em Jerusalém? Não sabemos, mas a disposição dos donos desse animal em servir ao Senhor fez com que seu ato fosse registrado nos 4 evangelhos e, indiretamente, fizeram uma profecia messiânica se cumprir!
Para finalizar, atente para esse versículo:
Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. (Lucas 4:27 RA)
Jesus pôde usar esse exemplo porque aquela menina que nós nem mesmo sabemos o nome, sabia o que é GRAÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário