quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

 A BONECA BRUNA


Já por diversas vezes a Antilha, uma irmã muito querida lá da minha Igreja, organizou alguns eventos especiais para as mães e crianças internadas lá no HC-UNICAMP. Há alguns anos, pela época do Natal, ela organizou a vinda de um coral infantil, a distribuição de brinquedos e panetones. Os presentes ela arrecadou entre as amigas de algumas igrejas. Nós não podemos avaliar as conseqüências desses empreendimentos, pois os beneficiados são tantos e na maior parte das vezes o contato com eles é tão rápido que nos deixa apenas na esperança do bem feito. Mas naquela ocasião houve um acontecimento que Deus permitiu soubéssemos que Ele estava nos usando.
Um certo dia a minha mulher me entregou uma boneca novinha, ainda na caixa, e disse que a Denise, uma das amigas da Antilha, tinha deixado para a programação citada acima. Levei a boneca para o escritório da Capelania lá no hospital, coloquei em cima de uma mesa para entregar para a Antilha. A Antilha veio, fez a programação e eu me esqueci de entregar a boneca. No dia seguinte me determinei a entregá-la para uma das crianças que porventura tivesse ficado sem brinquedo. E alguns dias se passaram e a boneca continuou lá, como que esperando.
Uns poucos dias antes do Natal, ao entrar na enfermaria de ortopedia, eu vejo uma menininha de 7 anos que havia sofrido uma cirurgia. Um pouco deprimida, a menina a princípio se mostrou hesitante, mas após algumas brincadeiras ela se soltou. Lembrando-me da boneca eu perguntei:
- Você quer um presente?
- Sim, ela respondeu.
Fui até o escritório, peguei a boneca, coloquei-a dentro de um saco plástico e voltei para a enfermaria. Ao tirar a caixa de dentro do saco plástico, a menininha arregalou os olhos e ficou estática olhando para o brinquedo, e na mesma hora a mãe começou a chorar! Diante dessa inesperada reação das duas eu perguntei:
- Algum problema, senhora?
- O senhor não vai acreditar, pastor, mas essa é justamente a boneca que ela pediu para o Papai Noel e eu não tinha dinheiro para comprar!!!
Nesse ponto quem começou a chorar fui eu, discretamente, pois como vocês sabem, homem não chora. Assim que eu me refiz, falei:
- Precisamos arrumar um nome para essa boneca.
- Ela já tem nome, Pastor, antes mesmo de ganhar eu já tinha escolhido o nome. Ela vai se chamar Bruna.
Depois dessa cena, a oportunidade de falar de Jesus surgiu naturalmente. E presenteei a mãe com alguns livretes e folhetos evangelísticos. No dia seguinte, é claro, corri lá para visitá-las. A mãe já foi logo contando:
- Pastor, ela dormiu a noite inteira abraçada com a boneca. Ela nunca dormiu com boneca nenhuma, mas com a Bruna ela fez questão.
A menina teve alta, e na primeira oportunidade eu quis contar tudo isso para a Denise, a pessoa que deu a boneca. Foi por telefone, e tive a impressão que do outro lado da linha ela chorou. Bem, pelo menos bem emocionada ela ficou. Mas, tinha mais um detalhe muito importante. A Denise começou a me contar:
- Chico, essa boneca já tinha uma história. Eu a comprei para dar de presente de aniversário para alguém, mas por qualquer motivo que eu não me lembro, eu não fui ao tal aniversário, então guardei a boneca para dar em outra ocasião para alguém. Uns dias antes de a Antilha me pedir a doação de um brinquedo, fiz uma arrumação em casa e achei a boneca esquecida lá há um tempão, e separei-a para dar. Quando a Antilha me pediu um carrinho, eu perguntei se podia ser uma boneca que eu já tinha e assim não precisaria sair para comprar o brinquedo. Ela disse que sim, e eu falei que levaria a boneca. Só que eu fui esquecendo de levar até que eu não tive outra alternativa a não ser entregar para a sua mulher para que ela entregasse para você, para você entregar para a Antilha.
Se a Denise tivesse entregue a boneca para a Antilha no dia certo, seria apenas mais um brinquedo entregue! Se eu o tivesse feito, seria o mesmo!! A Bruna estava reservada para uma ação evangelística. Elifaz, o "amigo" de Jó, disse que Deus faz coisas grandes e inescrutáveis e maravilhas que não se podem contar, e é verdade, embora essa é possível contarmos.
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! (Romanos 11:33)

2 comentários:

  1. Olá pastor Xico!
    Frequentemente dou uma olhada no seu blog, e mais uma vez, sou edificado pelas suas histórias e mensagens, que demonstram a ação amorosa de Deus em nós e a partir de nós para abençoar a vida do próximo.
    Obrigado,
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Isso reforça a mesnsagem de que Nosso Deus é Soberano e que nossas vidas estão sob seu total controle.
    Que segurança Sou de Jesus...

    ResponderExcluir