segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CARTINHA PARA O PAPAI NOEL


Essa carta eu “enviei” ao tal velhinho no começo de dezembro ou do ano passado ou retrasado, não lembro.
Querido Papai Noel:
Dia 17 desse mês de dezembro nós vamos fazer uma festinha de Natal lá na Pediatria do HC. Eu pensei em convidá-lo, mas uma senhora, a Adriana, que nos ajuda muito indo toda semana ali contar histórias de Jesus para as crianças internadas, e que está trabalhando muito por essa festa, não quer que o senhor vá.
Ela não gosta do senhor. Ela acha que o senhor é mentiroso. Ou melhor, ela acha que o senhor é uma mentira.
A minha idéia era que o senhor desse brinquedos para as crianças. Na realidade o Oscar, um senhor que vai toda semana lá no hospital falar de Jesus Cristo para os pacientes, está arrecadando dinheiro dos colegas de trabalho e já está comprando as lembrancinhas. O senhor só iria distribuir. Mas eles não querem.
Isso me fez pensar. Estou achando que eles estão certos.
Acho que para o Natal fica melhor, por exemplo, enfeitar a casa com um presépio. É o que a Célia e a Ana Paula vão montar na Capela do HC. Essas duas são outras que estão direto lá, dando assistência cristã aos nossos doentes. Sabe por que eu gosto do presépio? Porque ele conta a história do nascimento de Jesus. Tem uns que contam direitinho como é que foi.
Outro dia vi o senhor lá no Shopping. Eu ia lhe falar tudo isso mas a fila de crianças que queriam fazer o pedido de brinquedo para o senhor estava enorme! E estava demorando, pois todo mundo tinha que posar para uma foto. Por falar nisso, fala para aquele rapaz que mexia com a máquina, não vender as fotos, mas dar de graça. Afinal o senhor é o Papai Noel.
Então resolvi escrever.
Agora quero fazer o meu pedido. Eu quero um bonequinho de borracha, desses que quando a gente aperta ele assobia. Sabe qual é? Então. É para dar para o Dudu. Ele tem um ano e dez meses. Como depende de aparelhos para respirar, vai ficar sempre com a gente. É por isso que ele não foi lá no Shopping. Por via das dúvidas, eu vou comprar um e dar para ele. Se o senhor me der um, ele ganha dois.
E não precisa levar agora nesse período de correria por causa das festas. Nós estamos lá o ano todo. Qualquer dia está bom.
Por enquanto é só.
Atenciosamente, Chico.
P.S.1: Depois que divulguei o texto acima, a Adriana escreveu o que segue abaixo.
Senhor Papai Noel:Eu sou Adriana, aquela que o Chico mencionou em sua cartinha. É, eu mesma que o acho um mentiroso, ou melhor, um enganador.Vou explicar porquê. Na verdade, já algum tempo deixei de acreditar emvocê. Depois que cresci comecei a ver que você não leva brinquedos para ascrianças pobres, é por isso que você nunca foi na minha casa...Você só vai na casa de quem tem muito, muitodinheiro! É na casa de quem tem uma árvore enorme, uma janela enorme, emuitos sapatos de vários modelos novinhos na janela, esperando seu sacoenorme com brinquedos que eles brincam só no dia e depois esquecem no quartoenorme de brinquedos durante o resto do ano...Que vergonha hein Papai Noel?Você está nas mansões, palácios, palacetes, nas casas da classe média, mas, e nas favelas?Esse é o motivo de não o achar legal e nem querer você na nossa festano hospital.Você com essa carinha fofinha, que dá até vontade de dar umas beijocasnessa bochecha coradinha, de um velhinho tão gordinho (você anda comendo muitopanetone),vê se começa a pensar melhor no que faz! Já está bem velho práficar enganando as crianças do mundo todo.Você faz com que as crianças esqueçam de quem é o aniversário na noitede natal.Papai Noel, você gostaria que alguém no dia do seu aniversárioassoprasse sua velinha, comesse o seu bolo e ficasse com seus presentes?Pois é exatamente isso que você faz!Faz com que as crianças esqueçam que quem faz o aniversário e merecepresentes é Jesus.Você nem sabe quem é ele, né?Quer saber quem é Ele? O Chico Motta pode falar prá você direitinho!Sabe Papai Noel, Jesus sim, merece minha cartinha. Aliás, Ele meescreve uma todos os dias.São suas cartas que me enchem de esperança de uma vida eterna.Então , se o Dono da festa é Ele, porque vou chamar você para receberas honras?As criancinhas devem vir à Jesus, o aniversariante, e se eu oconvidar, você vai impedi-las de vir a Ele!Me desculpe, mas você só dá balinhas no Natal, e Jesus, dá vida,alegria, paz e esperança o ano todo!O tema da nossa festinha é: Jesus em minha casa e não Noel, por issosó resta você sair desse trono que você usurpou e colocar suas barbas de molho!Ah, já ia me esquecendo, estamos no Brasil, suas roupas e esse trenónão combinam com nosso calor.Assinado, Senhora Adriana
Obs.: Não falo de você para os meus filhos, eles já sabem que você é uma farsa!
P.S.2: Hoje, o Dudu já está lá no céu, correndo por todo lado, livre de todos aqueles aparelhos. Mas eu lembro que na época ele só ganhou um bonequinho de borracha, o que eu dei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário