quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PARA MIM, O MELHOR PRESENTE É UM LIVRO


“Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.” (2 Timóteo 4:13)
Eu estava em uma festa de aniversário, comendo um pedaço de bolo em uma rodinha de amigos. E o assunto era “livros”. Em um dado momento alguém virou para mim e perguntou quantos livros eu já tinha lido. “Uns 5 ou 6” respondi. Uma pessoa falou que não havia lido nenhum. Uma outra pessoa comentou que lera 2 e estava lendo o terceiro, e me perguntou como eu consegui ler tanto. Minha resposta: “Não é tanto, pois já estamos no fim de fevereiro”.
- Você leu isso tudo ESSE ANO?!
O garfinho com um pedaço de bolo que eu ia colocar na boca parou no meio do caminho. Eles estavam se referindo a livros lidos durante a vida toda!
Eu conheço o seguinte ditado desde criança: “Pior que o analfabeto é quem sabe ler mas não lê”.
Sou obrigado a confessar que sou um viciado em ler. Gosto de ler tudo o que passa pela frente dos meus olhos: livros, jornais, revistas, manuais de instrução, rótulos de vidros de pimenta, tudo. Tenho para mim que é gostoso voltar para casa quando se sabe que lá há pelo menos um bom livro me esperando. A leitura faz com que tenhamos uma excelente cosmovisão da vida.
Esse bom hábito herdei de meus pais.
Agora, atente para a frase seguinte: “Se quiser que os seus filhos sejam brilhantes, leia contos de fadas para eles. Se quiser que sejam ainda mais brilhantes, leia ainda mais contos de fadas”. (Albert Einstein) Isso faz com que as crianças tenham a mente aberta para fantasiar. Por essa razão é que agora estou querendo ler mais sobre “mitologia”. Não é uma boa idéia?
Agora, por favor, não venha me dizer que você é um desses falsos leitores que compram muitos livros só para dizer que os possui, mas não lê nenhum, ou dizem que já leram muito no passado, por isso não precisam ler agora.

5 comentários:

  1. Pastor,
    Leio suas mensagens diariamente. Falam muito ao meu coração.
    Assim como o senhor, o presente que mais gosto é livro. Adoro ler. Principalmente livros que edifiquem nossa fé.
    Um abraço,
    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  2. se voce me pegou no amigo secreto pode me dar um livro!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Chico, concordo plenamente com vc, livro para mim também é o melhor presente. Sou daquelas que lê jornal, revista, bula de remédio, artigos na internet, tudo que me cai nas mãos! Sempre tenho um livro por perto quando vou a algum lugar que preciso esperar. Com um livro para ler, não vejo o tempo passar!Só lamento não ter tempo (nem dinheiro) suficiente para ler tudo que eu queria...

    ResponderExcluir
  4. excelente cosmovisão da vida....

    Oi Chico já sei agora o que fazer no Natal (presente) ..

    Romulo

    ResponderExcluir
  5. poxa xiko achei alguem q compartilha do minha diversao preferida, muitas vezes ja fui posta na parede pelo abito de ler em qualquer luagar e nao perder nenhuma oportunidade q me é oferecida, sou professora e consigo ler dentro de sal. kkkkkk. e bom demais q possamos viajar por um mundo q e so nosso..... abraços Alessandra

    ResponderExcluir