segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

UM MENDIGO QUE RECEBEU UMA ESMOLA


Outro dia, dentro das comemorações de Natal, foi até o HC-UNICAMP um pequeno grupo de religiosos do Toca de Assis. Pelo que me disseram, essa organização serve a indigentes que moram na rua, levando os necessitados para suas casas (que só em Campinas hoje são 11), onde os jovens da Toca comem com os mendigos, dormem no mesmo alojamento que eles, tomam banho no mesmo chuveiro, enfim, vivem com eles.
Esse grupo, que eram uns 7 ou 8, foi lá para estar, cantar e brincar com as crianças. Quatro meninas do meu grupo de voluntárias e eu ficamos com eles. Foi um tempo muito gostoso.
Uma das brincadeiras que eles fizeram consistia em formar um trenzinho com as pessoas enquanto todos cantavam uma música com esse tema. Que gostoso ver as crianças, os voluntários e os religiosos em fila, andando, dançando, cantando e rindo. Um garoto de uns 3 anos, com Síndrome de Down e problemas respiratórios, que não pode andar, ia em um carrinho de bebê empurrado por uma moça da Toca, batendo palmas e movimentando a cabeça no ritmo; uma menina de 2 anos, que tem problemas e mais problemas no coração e que também não pode andar, ia rindo no colo de uma voluntária; um outro menino, que é deficiente visual, ficava dançando ao lado.
Eu não conseguia distinguir quem era paciente, religioso, voluntário ou simples espectador. Todos estavam envolvidos na mesma alegria. E na mesma dor. Ali no hospital geralmente as diferenças individuais são minimizadas.
É assim que Deus nos vê. Ele nos aceita apesar das nossas deficiências e suficiências.
Todos somos mendigos, o cristão é o que recebeu uma esmola.
Isso é GRAÇA.
“Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo.” (2 Timóteo 1:9 NTLH)

2 comentários:

  1. OIe, que lindo néh, saber q aos olhos do Pai somos todos iguais!!!
    Felizmente não somos taxados por Deus como somos pela sociedade, q só é importante quem tem!!!!
    É muito bom saber q Deus é maravilho e justo e não importa o que somos, mas pra ele somos tudo!!!!
    Amei a mensagem!
    Bjo Fran!

    ResponderExcluir
  2. É engraçado, né Xyko, como nós facilmente nos esquecemos de nossa condição perante Deus, e, sem cuidado, começamos a nos achar super-crentes, donos da verdade, e nos distanciamos do exemplo de Jesus que vivia com os "mendigos", com os que sofrem. Obrigada por nos lembrar quem somos, que Deus nos ajude a agir com coerência e principalmente, transmitindo Seu amor.
    Abração.
    Andréia

    ResponderExcluir