quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

EU SOU UM SUFICIENTE FÍSICO


Há muitíssimo tempo atrás eu li a história de uma mulher que, devido à idade avançada e a alguma deficiência física, não podia mais sair da cama. Mas como ela não queria deixar de servir a Deus, essa senhora desenvolveu um trabalho de intercessão. As pessoas lhe enviavam pedidos de oração os quais eram anotados em um caderno e ela passava horas levando aquelas petições a Deus. Belíssimo ministério.
O outro exemplo eu conheci pessoalmente. Uma outra senhora bem idosa, viúva, morando em um asilo, com as mãos e pés deformados pela artrite, passava seu tempo escrevendo poesias cristãs. Conversei bastante com ela. Mente viva, escrevia e falava da sua alegria por servir ao Senhor sem sair do seu quarto.
Quando as pessoas me olham, o que mais consideram é a minha deficiência física. Muitos só consideram isso. Esquecem que tenho muitíssimas “suficiências”. Quero que vejam que o que eu posso fazer para Deus, eu faço.
Me impressiona o fato de Jesus ter feito a seguinte pergunta a um deficiente físico:
“Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?” (João 5:6)
Isso me alertou para a realidade de que há casos em que as pessoas não querem ser curadas! Por algum motivo se escondem detrás das suas limitações. Preferem ser as “coitadinhas” do que ser “ninguém”, e não consideram que podem ser “Alguém”.
Aqui cabe um alerta: todo mundo, em um grau maior ou menor, é deficiente. Pode ser que o seja na culinária, na matemática, no campo das artes, ou mesmo fisicamente. A contrapartida é que todos também teem suas suficiências.
Ser deficiente é amarrar-se todo por causa de umas limitações.
Ser suficiente é superar obstáculos.
Nota final: esse texto eu escrevi em homenagem ao meu irmão e amigo Pepê, que morreu ontem. Vou sentir saudades de ficarmos em frente à Capelania, eu na minha cadeira-de-rodas e ele na dele, conversando sobre a vida passada, presente, futura e eterna.

2 comentários:

  1. Gostei muito do que vc escreveu. O poeta Mário Quintana tem um texto sobre deficências em que ele diz:"cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria e só tem olhos para seus míseros problemas:"surdo" é aquele que não tem tempo para ouvir o desabafo de um amigo, pois está sempre apressado;"mudo"é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia;"paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto me ajudou muito essa noite, muito obrigado por ele que Deus continue nos abençoando nesse crescimento a nos ajudar em superar nossas deficiencias.

    ResponderExcluir