sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O GRITO DA DEPENDÊNCIA


Já pensou ter que depender de alguém para fazer xixi, tomar banho, se locomover e coisas assim? Há pessoas que dependem dos outros para, literalmente, tudo! Não estou me referindo a um eremita ou a um náufrago solitário em uma ilha. São exceções. Estou falando das pessoas que, por necessidade, dependem de outros.
Ninguém gosta de ser dependente, e isso é orgulho. A verdade é que quem serve é superior aos outros, e dificilmente aceitamos que precisamos de alguém. As pessoas acreditam que podem viver sozinhas, sem precisar da ajuda de outros, mas isso é impossível
“Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:18)
“O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria.” (Provérbios 18:1)
Não sei quem é o autor (se você souber, por favor nos diga) desse excelente pensamento: “Todo solitário ou é um deus ou uma fera”. Ou ele pensa que é um deus e por isso não precisa dos outros, ou uma fera, ou seja, selvagem e não social.
Fomos criados para viver em mutualidade. São inúmeras as ordens bíblicas de reciprocidade usando a expressão “uns aos outros”: amar, perdoar, considerar, saudar, servir, consolar, confessar pecados, suportar, sujeitar, admoestar, etc ...
Mas é claro que na nossa natureza pecaminosa desvirtuamos todo o sentido dessas verdades acima, indo do extremo de não admitirmos sermos servidos, passando pelo abuso de acharmos que os outros teem a obrigação de nos servir, ou indo ao outro oposto, isto é, usar a dependência de alguém para exercer um domínio sobre ela. Só que ser dependente é diferente de ser refém. É por essas e outras que uma amiga que não tem carro me disse um dia que “liberdade é ter o dinheiro do ônibus”, assim não fica presa à boa vontade de alguém levá-la de volta para casa.
Penso que tudo aquilo que pudermos fazer para não dar trabalho para os outros nós devemos fazer, e tudo o que recebermos dos outros devemos fazê-lo com gratidão.
Uns versículos para refletirmos:
“O próprio Filho do Homem (que é Jesus Cristo) não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:45)
“Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.” (Mateus 3:13-15)
“Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.” (João 13:6-9 RA)

2 comentários:

  1. Oi, Xyko!

    A frase: "o homem solitário ou é um deus ou é uma fera", é de Aristóteles.
    Hummm, café é cultura!!

    Beijão
    Célia

    ResponderExcluir
  2. Êta cafezinho booooooooooom!
    Obrigado, Celinha.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir