quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CRISTIANISMO E RELIGIOSIDADE


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)
Vivendo o dia-a-dia do HC-UNICAMP, fico cada vez mais convencido de que o maior problema do ser humano é espiritual.
Fernando Pessoa, o grande poeta português, criticou muito o cristianismo, só que ele confundiu cristianismo com religiosidade.
Religiosidade é a tentativa do homem de se reconciliar com Deus. Não conta com a graça de Cristo.
Cristianismo é a iniciativa divina para que o homem se reconcilie com o próprio Deus.
A primeira é humana, e portanto, falha, merecedora das críticas de Fernando Pessoa. O segundo é o perfeito plano divino para resolver o maior problema do homem.
É extremamente difícil para mim ver muitas e muitas pessoas, no momento da dor ou da perda, procurar desesperadamente consolo na religiosidade. E quando essas pessoas não acham consolo ali, acabam criticando o cristianismo e dele se afastando. E muitas vezes até se revoltam contra Deus.
No episódio em que Jesus Cristo afirmou aos cansados e sobrecarregados que o seu jugo é suave e o seu fardo é leve, logicamente Ele estava comparando-os com o jugo e o fardo imposto pelos fariseus, que são os maiores representantes da religiosidade. Note: há muitos “fariseus” ainda hoje.
A pregação da Palavra só traz consolo quando acompanhada de cristianismo vívido.

3 comentários:

  1. Pastor,
    Deus realmente é maravilhoso. Ainda hoje, agora mesmo, antes da minha leitura diária em seu blog, estava conversando com os meus colegas de trabalho sobre religiosidade e tradições. explicando, o pouco que sei, sobre o que é humano e o que é espiritual. Agora vou complementar o que estava falando com a mensagem de hoje.
    Um grande abraço.
    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  2. Flávia, que Deus continue sempre nos usando, pois esse é o nosso maior privilégio.
    Abraço, Xyko Motta.

    ResponderExcluir
  3. Maira Martins Bonini26 de jun. de 2009, 11:11:00

    Ouvi certa vez essa frase, que retrata bem o que quis dizer:
    "É a vida por trás das palavras que faz com que seu testemunho seja eficaz".

    Obrigada Xyco por mais esse texto e porque através dele podemos ser tocados por Deus para pensarmos em como temos vivido nossas vidas...

    ResponderExcluir