quinta-feira, 18 de junho de 2009

ESPERA SENTADO


De um interessantíssimo livro clássico que acabei de ler (A Vagabunda, de Gabrielle S. Colette) pincei um parágrafo que me fez pensar, pois retrata, ainda que em poucas palavras, a experiência de muitos de nós, se não todos numa ou noutra medida:
“Quando eu era pequena, diziam-me: 'O esforço traz sua recompensa', e eu esperava de fato, após a grande prova, uma recompensa misteriosa, estafante, uma espécie de graça sob a qual sucumbiria. Espero-a ainda ...”
Você já passou por essa experiência de sacrificar algo num esforço para ganhar um prêmio mais adiante e acabar ficando sem nada?
Conheci um homem que durante 20 anos foi vegetariano e espírita. Foi internado no HC-UNICAMP com fortes dores abdominais. No dia seguinte que os médicos lhe contaram que ele desenvolveu um câncer no aparelho digestivo devido ao fato de ter ingerido muitos agrotóxicos dos vegetais, eu lhe mostrei na Bíblia que o espiritismo não é de Deus.
O esforço que ele fez para ter mais saúde e ir para o céu foi absolutamente em vão, e desastroso. Ele morreu sem se converter.
A mulher o acompanhara nesses esforços. Só que não quis acabar a vida na desilusão. No dia em que comeu o primeiro bife depois de 20 anos, ela me pediu que lhe falasse sobre Jesus Cristo. Ela se converteu.
“Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” (Romanos 5:5)
Nesse versículo, o verbo “confundir” pode ser interpretado como o estado de alguém que é envergonhado quando alguma esperança termina em desilusão.
Em que temos colocado nossas esperanças?

Um comentário:

  1. Caríssimo Xyko,

    Não posso deixar de dizer que tenho uma grande tendência a respeitar profundamente as convicções do homem que você se referiu, apesar de também não concordar com elas. Todos os esforços, que ao nosso ver podem ter sido em vão, aos olhos absolutamente misericordiosos de Deus podem ter valor significativo. Afinal ele trilhou os caminhos que escolheu... e só Deus conhece as intenções mais profundas dos corações das pessoas.

    Paz e um grande abraço,

    Venâncio

    ResponderExcluir