quarta-feira, 17 de junho de 2009

NECESSIDADES BÁSICAS


Quando entrei no quarto, ele, o paciente com 50 e poucos anos, havia acabado de chegar do Raio X. Estava tentando sair da cadeira de rodas sem usar as mãos, para ir para a cama. Quando, com muito sacrifício, conseguiu ficar em pé, a calça do pijama desceu. Quem a subiu foi uma das duas técnicas em enfermagem que o ajudavam.
Por causa de um acidente de moto, esse homem teve seus dois braços quebrados e engessados. Como você pode imaginar, assim ele não pode fazer sozinho xixi, coco, tomar banho, comer. E vai ficar assim por uns 60 dias! Um agravante: como a sua mulher também estava na moto na hora do acidente e quebrou uma das pernas, ela não pode ajudá-lo.
Depois que vi tudo isso, fiquei pensando: uma pessoa está levando a vida normalmente, passeando, com um monte de planos e projetos pela frente e, numa fração de tempo muito pequena, por causa de um descuido ou devido a outro motorista bêbado que o atropela (foi esse o caso do homem citado), aí essa pessoa tem que parar tudo e passa a ser dependente dos outros para suprir suas necessidades mais básicas. Por meses! Nós nunca consideramos que isso (ou coisa pior!) possa acontecer conosco.
Mas a fragilidade das condições que preservam a normalidade da nossa vida é impressionante e apavorante!
PARA MEDITAR:
“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.” (Tiago 4:14)
“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário