terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MENTE QUE NEM SENTE


A enfermeira falou para o paciente recolher uma amostra de urina. O tal paciente não era mais jovem, devia ter em torno de 40 anos, pai de 2 filhos. Aquele homem pegou o recipiente, foi ao banheiro, voltou alguns minutos depois, entregou o material para a enfermeira e se deitou. A moça fez algumas anotações, pegou o material e saiu. Assim que ela foi embora o paciente me contou que ao fazer o xixi no frasco ele achou que era pouca a quantidade para o exame e, com medo de levar bronca da enfermeira, completou com água da torneira!
Contei isso para lembrar que podemos mentir sobre tudo. Provavelmente a adulteração foi descoberta no laboratório, não sei, mas é bem possível pois todos sabemos (não só em teoria mas também na prática) que a mentira tem perna curta. Apesar disso há muita gente por aí que, como dizia minha avó, “mente que nem sente”.
Observe agora essa frase de Elbert Hubbard: “A mentira é um triste substituto da verdade, porém é o único descoberto até agora”. Em outras palavras, a mentira aparece facilmente, enquanto a verdade só é conhecida com muito esforço. Mas qual a razão disso? Acredito que é porque o nosso inimigo (e todos que com ele se alinham) tem muito interesse em que a mentira seja revelada e um interesse ainda maior em que a verdade fique oculta. Por que? Porque ele é o pai da mentira e Jesus é a verdade.
“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (João 8:44)
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)
“Se for para mim o telefonema, diz que não estou”.
“A mamãe só vai até ali e já volta”.
“Amanhã eu pago”.
“O peixe que pesquei era maior do que essa geladeira”.
Frases assim são proferidas com muita frequência por alguns que afirmam que andam pelo caminho, dizem que conhecem a verdade e garantem que possuem uma nova vida.

2 comentários:

  1. Meu amado amigo, Xyko! Obrigado pelo "soco na cabeça", eu precisava dessa rsrs..

    Um forte abraço e que Deus o abençoe!

    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo,

    É interessante notar que a mentira vai se apossando da pessoa: primeiro começa com uma mentirinha, que em geral leva a alguma satisfação momentânea (tentação). Depois, para que essa mentirinha seja mantida são necessárias outras mentiras, que podem levar a algum desconforto (opressão). Finalmente, acaba sendo criada uma rede de mentiras, que para ser mantida necessita de muito esforço, levando ao sofrimento da pessoa e sua dependência cada vez maior de uma atitude que mantenha a farsa (que pode ser desmascarada a qualquer momento, expondo o mentiroso).
    Isso estressa muito e o mentiroso, agora preso na teia da mentira, vai fazendo concessões cada vez maiores (mentindo mais) e afundando cada vez mais... se ele não aguenta a pressão e se entrega à essa rede, aí ele vai estar completamente possuído e sua vontade já não mais lhe pertence, pertence à mentira...

    Por isso mesmo Jesus se identifica com a Verdade e diz:

    "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará." (Jo 8, 32)

    Quem já falou uma mentira e sentiu o constrangimento moral necessário para manter a farsa (todos nós sabemos o que é isso..), sabe o alívio que vem após esclarecimento dos fatos e volta para a verdade e a liberdade.

    Por isso mesmo "ele" é o pai da mentira e reina num "castelo de cartas", prestes a cair, mas que é "remendado" a todo instante e mantido em pé pelas nossas "pequenas" colaborações mentirosas...
    A mentira é a anti-Palavra que contradiz a Verdade e vai invadindo, possuindo, tirando a liberdade e destruindo a vida das pessoas, pois sem liberdade não há Amor e sem Amor não há realização e felicidade...


    Paz,

    ResponderExcluir