segunda-feira, 26 de abril de 2010

ELE É

Se Deus não existisse, mesmo assim eu creria n'Ele. Pode parecer fanatismo, e fanatismo é crer sem pensar. Mas não é.
Imagine se Deus não existisse, como seria o mundo? E sem a Igreja, por pior que ela seja? E sem os cristãos, por pior que sejamos?
Imagine se Deus não existisse, como seria o homem?! Seria um ser totalmente sem valores e totalmente voltado só para si, mais do que já é.
Se Deus não existisse, não existiriam ateus, pois eles não teriam em quem não acreditar.
Alguém que eu não sei quem foi, já disse que se Deus não existisse, precisaria ser inventado. Inclusive alguns defendem a idéia de que Deus é justamente isso, ou seja, uma invenção humana. Não é. Podemos com facilidade provar que o Sol existe, mas não podemos fazê-lo no que diz respeito à existência de Deus. Isso não é uma questão de se acreditar através de provas, é assunto da fé. Deus se oculta para saber quem tem fé ou não.
Pela fé eu afirmo que Deus existe, e tenho inúmeras razões para ter essa fé. Não é um acreditar irracional e fanático. Eu pensei muito antes de me decidir.
Eis alguns versículos para pensarmos:
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)
“O que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.” (Romanos 1:19-21)
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (1 Coríntios 15:19)

3 comentários:

  1. Chico, concordo plenamente com vc... C. S. Lewis tem uma frase fantástica para explicar por que cria em Deus:"Creio em Deus assim como creio no sol, não somente porque o vejo, mas porque, vendo-o, vejo também com Ele todas as outras coisas". Minha fé não é irracional, não é um salto no escuro. Mas também não é algo que se pode provar pela argumentação. É muito mais uma questão de fé, de sentir Deus no íntimo do meu ser. Fé, para mim, não se explica, talvez por isso eu não me sinta atraída pelos chamados apologistas, preocupados em levantar argumentos para provar a veracidade do cristianismo. Creio em Deus porque não sei o que seria de mim sem Ele. Repito o que os discípulos disseram: "Senhor, para quem iremos nós?" Sem Deus,fico sem chão!É isso...

    ResponderExcluir
  2. Chico, não sei por que o comentário acima saiu em nome do Dario... Mas quem o escreveu fui eu, Heloisa

    ResponderExcluir
  3. Mesmo os deterministas, que pensam linearmente, tem que dar a mão à palmatória para existência de Deus, A CAUSA PRIMEIRA, A CAUSA SEM CAUSA.
    A ordem dos fenômenos do universo também é indicação certeira da existência de um arquiteto inteligente.
    A intuição da existência do BEM, do BELO e do CERTO, nosso sentimento moral e estético, também indicam a existência de Deus.
    O consenso dos povos, que desde o início da existência humana acreditavam em alguma divindade...
    Crer em Deus é uma condição natural do ser humano, que se sente criatura...
    A Revelação veio simplesmente confirmar isso tudo. Basta humildemente abrir o coração que o dom da fé nos inunda e tudo passa a fazer sentido.

    Paz,

    ResponderExcluir