quinta-feira, 29 de abril de 2010

O PAI DOS BURROS

Sem usar o dicionário, defina as seguintes palavras bíblicas: prosélito, gentio, gazofilácio, iniquidade, longanimidade, propiciatório, fariseu, saduceu, efa, denário, talento, perdão e amor.

2 comentários:

  1. Oi, Chico.

    Amei o "Pai dos burros"!!!
    Como nos acostumamos a certas palavras que nem sabemos o significado, e o que é pior, ainda as repetimos!
    Algumas são palavras usadas dentro de um tempo, de uma cultura, e mais especificamente, apenas dentro do judaismo.
    Mas nós, cristãos, precisamos aprender o que quer dizer palavras tão caras a Jesus: serviço, fé, perdão, amor, misericórdia, unidade... Pai...
    Concordo quando você diz de um conhecimento acadêmico ou então de palavras usadas em sermões que já me esqueci.
    Sabe, acredito que nós deveríamos colocar em prática tanto e tantas vezes essas palavras, o que elas significam e suas implicações que quando alguém nos perguntasse o que elas querem dizer, iríamos, antes de consultar "o Pai dos Burros", olhar para nossa vida para explicar o significado.

    Sabedoria e paz pra você.
    Beijo
    Célia

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida é muito importante para quem quer se comunicar com os outros, saber o real significado das palavras que usa... conhecer exatamente o conceito é a chave para uma conversa verdadeira.
    Já deve ter dado para notar pelas minhas manifestações neste blog que eu sou um aficionado pelo significado e etimologia das palavras.
    O conhecimento da origem das palavras nos remete à origem do discurso, suas motivações e justificativas. O conhecimento da etimologia das palavras (etymos, do grego verdadeiro, real) nos afasta do erro, da mentira (intencional ou não).
    Nos afasta de Babel e nos orienta para Jerusalém...
    O termo "Pai dos burros" evoca para mim a humildade que devemos ter no estudo profundo desse tema.


    Paz,

    ResponderExcluir