sexta-feira, 2 de abril de 2010

OLHANDO A PÁSCOA COM O PENSAMENTO NA RESSURREIÇÃO

Os médicos já tinham dito para a esposa que não havia mais nada a fazer por ele a não ser os cuidados paliativos. Tanto ele quanto a esposa eram cristãos evangélicos. Ele tinha câncer.
Deitado no seu leito do hospital, aquele homem com 56 aos, estava tendo uma grave crise; ao seu lado a equipe de médicos e enfermagem fazia o que podia para lhe aliviar o sofrimento, enquanto que aos pés da cama sua mulher e eu esperávamos impotentes. Gritando, ele virou para a esposa e disse:
- Querida, não me deixa morrer, faz alguma coisa, eu não quero ir.
A mulher, chorando, respondeu:
- Calma, meu bem, fica calmo.
Ele não estava nervoso. Estava desesperado.
Olhando para mim ele disse:
- Pastor ...
E morreu.
Já ouvi diversas pessoas afirmarem que os evangélicos encaram a morte com mais tranqüilidade. Mas não é bem assim. Já vi ali no hospital muitos cristãos, tanto os que se vão quanto os enlutados, entrarem em desespero na hora final.
Não gostamos da morte, nem de falar dela. Se não gostamos de tocar nesse assunto, é porque não pensamos nisso.
E se não pensamos na morte é porque não pensamos na ressurreição. Nem no que vem depois dela, ou seja, a vida eterna na presença de Deus. Não sei porque, mas nos apegamos demais a essa vida terrena.
Paulo pensava diferente:
“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” (Romanos 8:18)
Em algum momento da sua existência, Jesus Cristo optou por passar pela morte física. Os motivos para Ele ter tomado essa decisão são vários, e um deles é porque Ele sabia que não existe Glória sem dor.
“Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.” (Hebreus 2:10)
Não haveria o Domingo de Páscoa se não tivesse havido a Sexta-feira da Paixão.

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    A sensação de morte iminente talvez seja uma das mais estressantes. Jesus suou sangue...
    Dizem que Maria Antonieta ficou rapidamente com os cabelos brancos quando soube que iria para a guilhotina.
    Por isso mesmo gosto muito daquela cena do filme "Coração Valente" em que William Wallace reza pedindo para não fraquejar na hora de sua execução no dia seguinte... e não aceita o analgésico que sua amada lhe dá, pois pode lhe turvar a razão naquele momento.
    E por isso mesmo na oração católica da Ave-Maria rezamos: "...Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém"


    Muita Paz,

    ResponderExcluir