quarta-feira, 30 de junho de 2010

O QUE EU QUERO SER

Nesse mês de junho, na Escola Bíblica Dominical da minha Igreja, estudei com a turma de 10 a 13 anos, uma série de reflexões com o tema “O que eu quero ser?”. Aprendi muito com os textos e com essa molecada. Vimos detalhadamente como é ilusório tentar nos realizarmos querendo ser rico, ou bonito, ou poderoso, famoso ou tudo isso junto.
Os valores preconizados pela sociedade são totalmente contrários aos ensinados (e vividos) por Jesus. Leia isso:
“Jesus disse (aos seus discípulos): Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20:25-28)
Quero ser um homem o qual Deus olhe e, me vendo, abençoe minha família, minha Igreja, meu condomínio, minha cidade, meus país!
É como se eu estivesse sentado e, acima da minha cabeça houvesse um cano de uns 30 cm. de boca, e algumas pessoas amadas sentadas no chão bem junto a mim. A água que sair do cano (bençãos) bate em mim e atinge a todos que estão à minha volta. Há o inverso disso: pode sair material de esgoto por aquele cano!
No capítulo 18 de Gênesis, podemos ver que Deus pode poupar uma comunidade por amor e respeito a um número significativo de justos. Foi o que aconteceu com uma pequena cidade no seguinte episódio relatado por Salomão:
“Também vi este exemplo de sabedoria debaixo do sol, que foi para mim grande. Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens; veio contra ela um grande rei, sitiou-a e levantou contra ela grandes baluartes. Encontrou-se nela um homem pobre, porém sábio, que a livrou pela sua sabedoria; contudo, ninguém se lembrou mais daquele pobre. Então, disse eu: melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre é desprezada, e as suas palavras não são ouvidas. As palavras dos sábios, ouvidas em silêncio, valem mais do que os gritos de quem governa entre tolos. Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitas coisas boas.” (Eclesiastes 9:13-18)
E você, quer ser uma benção?

2 comentários:

  1. Estou lendo um livro fantástico, que recomendo a todos: "Para Curar um Mundo Fraturado",do rabino Jonathan Sacks. Um trecho do livro tem tudo a ver com o que vc escreveu. Veja o que ele diz:"A primeira pergunta de Deus para a humanidade foi:'Onde estás?'Esta é a pergunta ouvida por aqueles que internalizam a moral de responsabilidade. A fé é uma forma de escutar, e aquilo que escutamos no silêncio imóvel da alma é a pergunta de Deus:'O que você tem feito com a dádiva que eu lhe dei, a vida? Como você usa o seu tempo? Você vive para si mesmo ou vive também para os outros?'Sua pergunta básica é:'O que o mundo pode me dar?'ou 'O que eu posso dar para o mundo?' Você tem buscado a bênção ou vc tem sido uma bênção?

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, concordo plenamente com tudo...

    Só lembro que escolha verdadeira depende da liberdade, ou seja, anuência do sujeito, aquele que faz a ação, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação, após entendimento completo e pormenorizada sobre a natureza das alternativas.
    Na prática será que é sempre assim?


    Paz,

    ResponderExcluir