quarta-feira, 3 de junho de 2009

EM CASO DE INCÊNDIO


Meu grande amigo Venâncio, comentando um texto meu (“CONFESSO QUE NÃO SEI”, leia o comentário) levanta uma possibilidade para refletirmos, ou seja, se a sua casa estiver pegando fogo, o que você salvaria? Depois, conversando com ele pessoalmente, contei-lhe que de vez em quando dirijo uma dinâmica de grupo que parte daí.
O Venâncio também faz algo parecido nas reuniões de noivos da Igreja dele. Uma diferença que há entre as duas atividades é que na que eu faço não é necessário “salvar” pessoas ou animais. Eu penso que salvar algo que tenha vida é um tanto quanto óbvio. Por exemplo, algo bem exagerado: se pega fogo na casa de uma mulher que sempre apanha do marido quando ele bebe, e bem nessa hora ele está dormindo de tanto beber, penso que assim mesmo ela o salvaria. Acho até que muita sogra seria salva pelo genro na hora do incêndio.
Numa situação dessas o que você salvaria? Uma coisa só. E por que essa coisa?
A primeira coisa que me veio à cabeça foi meu exemplar de “Os Miseráveis” de Vítor Hugo. Eu o ganhei da Denise e da Cíntia.
Outras pessoas pegariam os documentos. Essas são pessoas mais realistas, mais práticas. Ouvi de alguns que levariam o computador. É, faz sentido. Mas e fotos, lembranças e coisas assim?
Mas, seja o que for, não podemos nos esquecer do seguinte: “E (Jó) disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” (Jó 1:21)
Vamos fazer o seguinte? Escreva-nos compartilhando o que você salvaria do incêndio e o porque da sua escolha. Podemos aprender muito com isso.

7 comentários:

  1. Pastor,
    Perguntei para um grupo de pessoas do meu trabalho o que levariam caso suas casas pegassem fogo, levando em consideração que todas as pessoas e animais já estivessem a salvo. Bem, as respostas aqui não foram muito diferentes das citadas na mensagem. Fotos, documentos e trabalhos escolares dos filhos e uma pessoa salvaria o carro. Eu, em particular, tentaria levar meus documentos e fotos. Os documentos pela praticidade, haja vista o trabalho que seria recuperá-los e as fotos pelas lembranças que trazem, nos fazendo voltar a um tempo que não volta mais, nos mostrando pessoas que muitas vezes já não estão entre nós, e outras que por um acaso do destino nos separamos. Todo o resto é recuperável. Roupas, sapatos, eletrônicos, computadores.
    Um abençoado dia.

    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  2. Xyko,
    Nessa hora de aflição, eu não sei mesmo o que eu conseguiria salvar... considerando que eu nõa estivesse paralisada (porque é assim que eu fico em casos de alta concentração de adrenalina,rssrs) e com alguma possibilidade de raciocínio penso que salvaria minhas agendas, nas quais anoto minhas experiencias, palavras e promessas de Deus pra mim (e o cumprimento delas tb!)e fotos...

    Um abração

    Andréia

    ResponderExcluir
  3. É bastante complicado falar sem vivenciarmos isso, Só na horaa mesmoo..Mais...eu também primeiraa coisa que salvariaa seria minha Mãe, pessoa extremamenti Maravilhosaa, guerreiraa que Deus me permitiu ter..Ela é Dimais nao tenhoo nem palavras pra dizer...i Outra coisaa q gosto muito seriaa miNhas fotos q nelas estao registrados momentos felizes de minha vidaa..e minhas bonecas de infanciaa q apesar de ser bonecas vejoo como se fosse ser humanoo, até no frioo visto elaa com meias mantaaas, blusas coisas assim rsrs....

    Abraços Déboraa

    ResponderExcluir
  4. Chico, eu acho que tiraria minha biblia de estudo, meu diario e meu computador! Pq neles tem anotaçoes que sao importantes e nao gostaria de perde-las!

    Um gde abraço, Natalia

    ResponderExcluir
  5. Caro Xyko, Paz

    É muito bom ver que seu blog está "bombando", você é realmente muito inspirado em suas meditações. Acredito que os últimos acontecimentos como a queda do avião e o acidente no rodeio trouxeram a reflexão sobre o valor que damos àquilo que nos cerca: coisas, pessoas, lembranças...
    Por sermos seres humanos, nossa grande dificuldade é exatamente NOS DESAPEGARMOS disso tudo e ficarmos somente com aquilo que é realmente permanente. Jesus no deserto nos ensinou a nos desapegarmos daquilo que desejamos fisicamente (pão), socialmente (prestígio) e espiritualmente (idolatria), e escolher somente o Amor de Deus, a chama do Espírito... não é fácil deixar tudo para trás, mas é nosso grande desafio. A perspectiva mística é o contrário da perspectiva material... vale a pena refletir sobre isso!

    Venâncio

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu escolheria pegar as fotos, especificamente as que estão nos álbuns, visto que de grande parte das fotos digitais há cópias entre amigas e amigos e também no Orkut, rsrs.

    Seguindo o raciocínio da Flávia, qualquer outra coisa é recuperável, até mesmo os documentos, embora com bastante trabalho!

    Mas o que eu achei mais interessante de toda essa reflexão foi o comentário do Venâncio! Eu nunca havia entendido os ensinamentos de Jesus de um modo tão prático e conciso!

    E acredito que não foi só no deserto que Cristo nos ensinou a nos desapegar de todos nossos desejos. Nos seus 3 anos de ministério, há inúmeras ações e falas dele que vão nesse sentido!

    Puxa, além de achar que nunca mais vou ler os evangelhos com os mesmos olhos, acho que agora entendi inúmeras ações do Senhor em minha vida: Ele está tratando de me fazer desapegar de cada um dos meus desejos físicos, sociais e espirituais para apenas me satisfazer com Seu amor!

    Aleluia!

    ResponderExcluir