terça-feira, 16 de junho de 2009

IDÉIAS TIRADAS DE UMA PROPAGANDA



Há uma propaganda do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO que está sendo veiculada, a qual achei fantástica. Ela nos faz notar e discernir a diferença que há entre informação e conhecimento.
Nesse anúncio (eu ia escrever como antigamente, ou seja, “nesse reclame”) eles afirmam com razão que a informação passa. E para ilustrar isso mostram cenas da demolição do muro de Berlim. A seguir a propaganda declara, também acertadamente, que o conhecimento permanece. E como ilustração mostram um pai auxiliando um filho a sair pedalando sozinho sua bicicleta. A idéia a ser transmitida é que uma vez aprendido a andar de bicicleta, nunca mais se esquece.
Deixe-me dar um exemplo disso no que concerne à vida espiritual.
Dentro de uma ação evangelística de uma determinada Igreja, foram anotadas, com muita festa, 70 decisões por Cristo. O que fiz, então? Peguei uma folha de papel com o nome de todos eles e coloquei dentro da minha agenda para dali a um ano verificar a situação de cada um dos setenta. Um ano depois pude constatar que somente um deles continuava firme com Deus. Um! O que aconteceu com os outros 69? Acredito que os que não perseveraram foi porque tinham obtido apenas a informação sobre o plano de salvação de Deus em Jesus Cristo (ou seja, Sua morte na cruz para pagar os nossos pecados). Não conheceram a Deus.
Note pelo versículo a seguir que há uma diferença entre ouvir e crer.
“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)
Veja também o próximo versículo.
“Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” (Jeremias 9:24)
Nesse trecho, conhecer é compreender sabiamente e saber é saber por experiência.

Um comentário:

  1. Oi, Xyko!

    Esse seu texto me levou a refletir em dois aspectos: 1) o meu relacionamento com Deus e 2) o relacionamento dos novos convertidos com Deus!

    Em ambos os aspectos, penso que, nesse processo que vai da mera informação a um conhecimento mais profundo de Deus, é extremamente necessária a ajuda de cristãos mais experientes!

    Eu, por exemplo, talvez não estivesse seguindo a Deus hoje sem a ajuda de minha mãe e de amigas e amigos que já haviam caminhado com Deus há mais tempo!

    Creio que além de elaborar programações com intuito de transmitir às pessoas o Plano de Salvação (informação), os cristãos deveriam se preocupar mais em acompanhar o desenvolvimento do relacionamento entre os novos convertidos e Deus (conhecimento), através do discipulado, do convite a um envolvimento maior com as atividades da igreja, do incentivo ao devocional pessoal diário, dentre tanta outras coisas!

    Trata-se daquela ideia antiga que diz que não basta plantar a semente, é preciso adubar a terra, regar, etc.

    Se a igreja que você mencionou tivesse tido essa preocupação, talvez bem mais do que uma dentre aquelas 70 pessoas ainda estivessem firmes na fé!

    O que você(s) acha(m)?

    ResponderExcluir