terça-feira, 21 de julho de 2009

DESEMPREGADOS


Conversando com várias pessoas desempregadas, pude listar alguns dos pensamentos e sentimentos que eles experimentam: sensação de ser inútil, diminuído; tristeza; medo, quanto ao sustento diário e quanto ao futuro; vergonha por quase sempre depender da ajuda de outros; desprezo da parte dos outros; desorientação no que se refere ao uso do tempo; ansiedade; cansaço e frustração.
Não foram poucos os que choraram ao compartilhar essas coisas.
Pareceu-me que tais pessoas perderam totalmente sua identidade. Sentem-se como se não fossem mais alguém, sentem-se nulos.
Não concordo com Gabriel O Pensador quando ele canta o que se segue:
"O homem se humilha se castram seus sonhos
Seu sonho é sua vida e vida é trabalho
E sem o seu trabalho o homem não tem honra
E sem a sua honra, se morre, se mata
Não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz..."
Sim, o sistema social e financeiro em que vivemos é cruel e implacável. Quando uma pessoa perde o poder aquisitivo perde também a autonomia e a independência, mas na realidade não perde seu valor. Note que o inverso de tudo isso também é válido.
Dá para ser feliz sim:
“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador. O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.” (Habacuque 3:17-19 NTLH)
“Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro.” Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.” (Romanos 8:35-39 NTLH)
Aos desempregadas digo que, se essa má fase, por maior que seja, os levar mais para perto de Deus (e esse é o objetivo planejado por Ele), no futuro você vai classificar esses dias como alguns dos mais felizes da sua vida. Anota isso.

2 comentários:

  1. Viver sempre na depedencia de Deus (graça), ( palavras de Apostolo Paulo), e pela graça devemos sentir e adorar o Pai Eterno.

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko, sua crônica é um bálsamo não só para os desempregados, mas para todos oprimidos por esse sistema social "cruel e implacável"... que Deus continue lhe abençoando para que continue com sua caminhada pastoral.

    Graça e Paz

    ResponderExcluir