sábado, 25 de julho de 2009

PROJETO TUM-TÁ



O Silas é um rapaz que estuda História, leva Deus a sério e é um dos nossos voluntários do Serviço de Capelania do HC. Vale a pena ler a mensagem que ele enviou a mim e a inúmeros colegas seus da UNICAMP.
Olá a todos!
Gostaria de convidar a todos para um projeto que nasceu no coração de Deus há uns 2 anos, o TUM-TÁ. Na verdade não sei ao certo como aconteceu, mas quem deu o pontapé inicial foram o Íkaro e o João da medicina. Sei que muita gente já contribuiu durante esse tempo, mas precisamos sempre ir renovando e avançando.
A idéia principal é estabelecer um contato entre os alunos cristãos da Unicamp e uma realidade completamente diferente e bem próxima de nós, o Hospital das Clínicas. O projeto visa abrir a possibilidade de os cristãos poderem visitar os enfermos do hospital, de tudo quanto é tipo de problemas, desde crianças até velhinhos. O responsável la no HC é o Pastor Xyko, um homem de Deus e cheio de sabedoria que ajuda na capelania do hospital. Ele vai sempre nos orientar quanto as coordenadas principais, horários, dicas, consolos, aconselhamentos, risos, ...
O lugar não é muito aconchegante e confesso que de início assustei um pouco, muitas pessoas sérias, deprimidas, fechadas e normalmente bravas com o tempo que custa a passar. Ali estão concentradas as pessoas mais sofridas da nossa sociedade que, além de muitas vezes serem pobres também estão passando por sérios problemas de saúde. Eu acho difícil descrever sentimentos em palavras, para isso um olhar é muito melhor. Mas o contraste com os bonitinhos alunos da Unicamp, as festinhas no campus, a infeliz e insaciável busca pelo conhecimento... nos faz refletir bastante sobre alguns pontos de nossas vidas.
Eu comecei a participar a mais ou menos um ano e tem sido uma experiência única, muitas experiências felizes, e outras, nem tanto. As vezes fui alegre pegar o “busão” e outras vezes fugi literalmente do ponto de ônibus. Huahuahau, a verdade é que é muito difícil usar máscaras no hospital, o que faz com que ir por rotina ou porque achamos legal seja bastante complicado. No sofrimento as pessoas condenam sua carapaça de cristão alegre e de bem com a vida que a gente às vezes mostra entre nós e você se sente um falso que está em pior situação que o doente. Mas naqueles momentos que você está com coração contrito e quebrantado diante de Deus percebe visivelmente que Deus está agindo naquele local por meio de você, e não existe maior momento de felicidade. Não lembro de momentos mais felizes na minha semana do que quando saía do hospital e pegava o “busão” com a sensação de que o dever estava cumprido, apesar de mim.
Desde então vem me incomodado um certo comodismo entre nós, cristãos. Muitas vezes retemos as maravilhosas boas novas para nós, nos fechamos em nosso mundinho e achamos que nosso dever enquanto cristãos é trazer outros alunos ao nosso mundinho crente, isso quando não (oh Deus) queremos trazer a pessoa ao nosso grupinho nesse mundinho. Posso dizer isso porque eu mesmo sou bem assim. Mas o que Deus está movendo entre nós, e que acho fantástico (!!!!) é o desejo intenso de nos tornarmos um, apesar de todas as nossas diferenças. Pessoal, abram bem os olhos e vejam o que Deus está fazendo. Até agora, por séculos, a igreja só se dividiu e rachou. De repente Deus está levantando um grupo de jovens comprometidos com o coração de Deus e que desejam superar as diferenças e voltar a unidade da igreja para colocar em prática (só por Deus) o desejo expresso no coração de Jesus, “Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em mim, e eu em Ti”. Isso é tremendo!!
Nosso desejo é que o projeto do TUM-TÁ caminhe nesse mesmo sentido, sem diferenças e divisões, sem liderança pessoal, sem métodos e rituais que nos travam e separam. Mas um grupo de pessoas desesperadamente desejosas de fazer a vontade do Pai e levar a palavra de Vida, Libertação, Paz e Alegria aos que estão sofrendo. A idéia é se alegrar com os que se alegram, chorar com os que choram e proclamar que o Reino de Deus é chegado. Acima de tudo transmitir a mesma graça e amor que alcançou, transformou e transforma as nossas vidas. Isso tudo vai se tornando mais fácil á medida que se torna realidade em nossas vidas e a sinceridade de amor pelas pessoas se manifesta. Mas exige aquele lance de renúncia diária, tomar a cruz... e essa parte é muuuuuiito difícil, impossível até, não fosse a Graça que capacita.
A proposta inicial é a seguinte: toda Quinta, 14:00 hs,
Por isso mudem a matrícula de vocês na alteração, huahauha.
A gente vai se encontrar lá no HC, em frente à Capelania, ali podemos orar por algumas pessoas, pedir para Deus nos orientar e nos capacitar, orar mais um pouco, e se der até podemos cantar. Depois podemos fazer várias coisas, a idéia principal é sairmos de dois em dois para fazermos as visitas em diversos locais. Aí depende, tem gente que gosta de crianças, gente que gosta de velhinho... podemos ensaiar uma música e cantar, fazer um teatro juntos, enfim, idéias não faltam. Evidentemente que cada um tem um dom pra algo diferente. Outra coisa que seria legal é bolarmos um folheto nosso, dos cristãos no HC... mas deixa para depois q o e-mail tá grande...
Conforme for acontecendo, e oro a Deus para acontecer rápido, as estratégias mudam, podemos acrescentar mais dias da semana se outras pessoas estiverem interessadas. E nada impede de fazer visitas a sós ou a dois em outros dias, é só ir antes falar com o Pr. Xyko: xykomotta@gmail.com
Mas todos, por favor, estejam orando por tudo isso, pra Deus conduzir e capacitar.
Os interessados entrem em contato em: tum-ta@hotmail.com
Graça e Paz,
PS. Por favor, encaminhem esse e-mail para outros grupos... Obrigado
Silas Stein Garcia

2 comentários:

  1. huahauhuah, óia eu aqui!! rss
    Graaannde Xyko, grande homem de Deus!!

    vamo embora nesse barato!!

    abração

    ResponderExcluir
  2. OBAAAAAA!!!! PROJETO TUM-TÁ!! TÔ DENTRO!!!

    PARABÉNS PELA INICIATIVA SILAS, CONFORME CONTATO, ESTOU LEVANTANDO ALGUMAS PESSOAS DA IGREJA ONDE CONGREGO, PARA PARTICIPAR DESTE PROJETO.
    ESTOU ORANDO E MONTANDO ALGUMAS ESTRATÉGIAS, PARA COMEÇARMOS UM GRUPO AQUI EM INDAIATUBA, ESPERO CONTAR COM VCS!!

    ABRAÇOS, QUE DEUS NOS ILUMINE SEMPRE!!

    AHH, APROVEITANDO A OPORTUNIDADE, DEIXO O LINK DO MEU BLOG, ESTIVE UM POUCO AUSENTE EM POSTAR, MAS ESTOU VOLTANDO A ATIVA!!

    http://andandonaluz.spaceblog.com.br

    MÁH OLIVER

    ResponderExcluir