quarta-feira, 22 de julho de 2009

O ESTIGMA DE SER DIFERENTE


Um dos livros que mais me marcou foi “A metamorfose”, de Franz Kafka. Kafka é um autor que se o leitor não estiver firme em seus valores, ao acabar de lê-lo vai ficar com a forte impressão de que só lhe resta dar um tiro na própria cabeça. Mas com certeza tem que ser lido.
Nesse livro que citei, o personagem principal, Gregory, acorda um dia e verifica que houve uma metamorfose em seu corpo que o transformou em um asqueroso inseto.
Ao descobrir isso, ele fica confinado ao seu quarto.
Sua família leva comida e fica grata por ele se esconder! Até ajeitam os móveis para ele ter mais opções de esconderijo.
A situação o leva a uma depressão e há, por parte de todos, um grande desleixo; o lixo se acumula, má alimentação, quarto vira depósito!
Numa ocasião ele cai e se machuca; em outra o pai joga uma maçã que o fere e gruda em sua ferida, que infecciona. Não há cuidados médicos.
A irmã afirma que ele não é mais o Gregory. Todos se sentem aliviados quando ele morre!
Todo “diferente” é estigmatizado. Seja doente, deficiente, obeso, feio, iletrado, com a cor da pele diferente da maioria, ou deformado, esses serão marcados e relegados há um plano inferior. Serão discriminados.
PARA REFLETIR:
Atos 10:34 Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;
Romanos 2:11 Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
Efésios 6:9 E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.
Colossenses 3:25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.
Tiago 2:1 Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
Tiago 2:9 se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores.
1 Pedro 1:17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,

2 comentários:

  1. Oro para que Deus me ajude a olhar as pessoas como Ele as olha. Obrigado por me lembrar disso.

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko, belíssimo texto, e mais uma vez a questão da essência x aparência permeia a meditação. Interessante também é que o homem é o único animal que se recusa ser ele mesmo... se esforça em permanecer na massa, no "vulgo" (essa é a origem da palavra "vulgaridade", para mim a pior de todas as características humanas). Além dissso ainda discrimina aqueles que assumem ou são obrigados a assumir sua individualidade, sua "diferença"...
    É... temos muito ainda que evoluir como espécie...

    Paz

    ResponderExcluir