terça-feira, 14 de julho de 2009

A RAZÃO PARA DEUS ODIAR O DIVÓRCIO


Que eu me lembre, conheço pelo menos dois casos de pessoas que já estão no terceiro casamento! É capaz de você conhecer casos de casamentos que duraram 2 ou 3 meses. Eu conheço.
Quando eu estudava Educação Moral e Cívica na escola, aprendi que a família é a “célula mater” da sociedade. A célula mãe. A sociedade é a soma das famílias. Famílias destruídas formam uma sociedade subvertida, pervertida, sem valores morais. Se não há valores morais não há ética.
Faça um teste. Faça uma coisa que eu prefiro acreditar que não é seu costume fazer. Assista dois capítulos de uma novela. Você não precisa mais do que isso para perceber como as novelas acabam com as famílias.
É por essas e outras que o Senhor Jesus declarou:
“Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]. Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar. Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado. Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.” (Mateus 19:4-12)
Eles tinham lido com certeza, mas não haviam considerado. Adão e Eva não foram feitos para o divórcio. Era fazer dar certo a união, e essa era a sua única opção.
Havia no tempo de Jesus duas correntes de pensamento entre os judeus, sendo uma delas bem criteriosa no conceder o divórcio, enquanto a outra (a de Hillel) o aceitava até pelos motivos mais fúteis.
Os fariseus disseram que era um mandamento de Moisés, mas Cristo corrige isso afirmando ser uma concessão devida ao coração endurecido dos homens.
Note o seguinte:
Deuteronômio 9:6 “(...) tu és povo de dura cerviz”.
Deuteronômio 31:27 Porque conheço a tua rebeldia e a tua dura cerviz”.
O casamento é uma idéia de Deus. O divórcio é uma concessão devida à eventual inabilidade humana de se manter um relacionamento.
Amanhã, se Deus quiser, continuaremos a considerar esse assunto.

2 comentários:

  1. Quando, com minha família, conversamos sobre casamento, minha mãe sempre diz algo que acho muito interessante: durante o namoro, olhos abertos! Durante o casamento, olhos fechados!

    Isso é exatamente o contrário do que vejo a maioria das pessoas fazendo!

    Em geral, elas namoram pra "curtir" e se esquecem de que é no namoro que se verifica a compatibilidade conjugal! Não se incomodam com a maior parte dos erros do/a namorado/a!

    Aí, apenas depois do casamento - momento, aqui sim, de "curtir", de cultivar o amor incondicional - resolvem enxergar e se incomodar com cada um dos defeitos do cônjuge!

    Creio que assim a coisa fica bem mais difícil, não é mesmo?

    Apenas uma ressalva, que também é minha mãe quem faz: não se incomodar com os defeitos do companheiro é diferente de não conversar a respeito.

    Afinal, é da vontade do Senhor que os cônjuges, em amor, se ajudem mutuamente a reproduzir o caráter do Senhor, para o quê, na verdade, creio que se deve recorrer bem mais às orações do que a conversas com a própria pessoa!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos,

    Gostei do comentário da Pri Coghi sobre o momento certo de manter os olhos abertos ou fechados, sem dúvida tem uma sabedoria maternal nele. Lembrei-me de uma outra figura também associada ao olhar e ao casamento: quando os noivos dizem o "sim" um para o outro, devem estar um olhando para os olhos dos outro, a partir daí devem ambos olhar para um mesmo lugar e nunca mais desviarem o lhar de lá...

    Paz,

    Venâncio

    ResponderExcluir