quinta-feira, 2 de julho de 2009

HERESIA É FALSIDADE


O episódio que rapidamente vou contar aconteceu de fato. Um agente policial brasileiro foi fazer, nos Estados Unidos, junto com outras pessoas, um curso que o capacitaria a identificar melhor os dólares falsos. No primeiro dia eles conheceram o museu de cédulas falsas que há lá. No segundo dia o professor lhes disse para esquecerem tudo o que viram no dia anterior, pois a estratégia do curso é fazer eles conhecerem profundamente a nota verdadeira. Assim fazendo, no momento em que aparecer uma falsificação, ela é identificada instantaneamente.
Quanto mais se conhece o verdadeiro cristianismo, mais facilmente se identifica a heresia. Acho perda de tempo ficar estudando as heresias. Maior proveito há no estudo da Bíblia.
No capítulo 2 da Carta de Paulo aos Colossenses, podemos ver os 4 tipos de heresias que existem.
Primeiramente há o gnosticismo (salvação pelo conhecimento de falsas filosofias):
“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.” (Colossenses 2:8-10)
Em segundo lugar temos o legalismo (salvação pela observância de regras):
“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.” (Colossenses 2:16-17)
Depois, em terceiro, vem o misticismo (salvação por experiências sobrenaturais):
“Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.” (Colossenses 2:18-19)
E por fim, vem o ascetismo (salvação por regras rígidas quanto ao corpo):
“Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” (Colossenses 2:20-23)
Fora dessas quatro não há heresia nova ou diferente.
Nenhuma heresia prega a salvação pelo amor. O cristianismo sim.
Amanhã, se Deus quiser, abordamos isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário