sexta-feira, 3 de julho de 2009

COMO AMAR UM HEREGE E PECADOR?


Tenho um amigo que admira e respeita muito um conhecido dele que é Pai de Santo e homossexual. Esse meu amigo consegue ver o ser humano escondido por detrás do herege e do pecador. Meu amigo tem me ensinado a ser mais tolerante.
Lembra do jovem rico que abordou Jesus para saber o que devia fazer para ir para o céu? O evangelho de Marcos diz que Jesus, “fitando-o, o amou”.
Jesus via além do legalismo herético do jovem e além do seu apego material revelado posteriormente e que nosso Senhor já conhecia. Aquele jovem pensava que podia fazer algo para obter a salvação e amava as muitas riquezas que possuía.
Cristo o amou antes de ele ir embora triste. E creio que depois também. Não deixou de amá-lo por isso.
Para mim é fantástico o fato de Jesus ter deixado que ele se fosse. Note que aquele rapaz tinha um perfil perfeito para se tornar um discípulo. Isso do meu ponto de vista, não da perspectiva do nosso Senhor. O rapaz era rico, importante, vida limpa e exemplar, interessado e procurou Jesus por iniciativa própria. Mas Jesus deixou que ele se fosse.
Olha como eu sou incoerente: eu não deixaria aquele cara ir embora devido ao seu perfil e aparência serem atraentes para um discipulado mas não conseguiria amá-lo por causa da sua doutrina errada e apego material.
Jesus o amou, mostrou-lhe seu erro e o deixou ir.
Percebeu que cada um pode fazer o que quiser com o amor que Deus nos dá?!
PARA REFLETIR:
“Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1 João 3:16)
“Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;” (Apocalipse 3:16)

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Oportuníssima reflexão... a questão da (in)tolerância está muito em evidência hoje em dia, não só lá entre muçulmanos, judeus e europeus xenófobos mas aqui, bem perto de nós...
    Estou consternado com o caso dos três estudantes de medicina que agrediram um rapaz mais pobre em um shopping em Campinas há poucos dias...
    Podemos até criar várias teorias explicativas para a atitude bestial desses jovens de classe média alta mas creio que isso é sinal de que algo vai muito mal em nossa sociedade. A explicação por parte dos arrogantes jovens para a agressão foi de que agredido "ficou encarando" e que "ele não acrescentaria nada à sociedade no futuro". Justificaram também que ele era um mendigo (tudo bem, mendigo agora pode...!?), o que ficou provado depois que não era...
    Parece que quanto mais o ser humano desenvolve o seu lado "sapiens" (sábio) mais aparece seu lado "demens" (doente, demente). Como médico fico ainda mais triste com o perfil dos meus futuros colegas...
    O pior é que casos como esse estão ficando cada vez mais frequentes (caso do índio Galdino, da mulher confundida com uma prostituta no Rio entre outros...).
    Se Jesus mandou amar até os inimigos, não tenho palavras para comentar esse tipo de covardia e preconceito. Aliás preconceito significa pré - anterior, prévio e conceito - idéia, juízo. Essa é a mesma origem da palavra pre-juízo, que tem conotação de perda, situação sem ganho para ninguém.
    Caríssimo Xyko, é a esperança num mundo melhor para os nossos filhos que deve nos dar força para lutarmos contra todo tipo de discriminação e violência, senão em breve o "Homo demens" vai substituir o "Homo sapiens"...

    Paz,

    Venâncio

    ResponderExcluir