segunda-feira, 20 de julho de 2009

LIXO NO CORAÇÃO


Em uma cidade aqui perto de Campinas, uma senhora de 78 anos guardava, em um cômodo de 12 metros quadrados alugado por ela, 3 toneladas de lixo. Roupas, objetos e restos de comida foram acumulados a tal ponto que ela dormia fora de casa por falta de espaço!
Esse transtorno psicológico também pode existir na área espiritual. Veja o seguinte trecho da Bíblia:
“Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Josué 24:14-15)
Na Nova Versão Internacional, em vez de “deitai fora” está “joguem fora”.
Uma moça me procurou certa vez com um problema: ela estava viciada em um jogo de computador. Horas e horas eram gastas sempre para atingir a próxima etapa, um nível superior. Aquilo tomava o tempo de leitura bíblica, oração, relacionamentos familiares, amizades, e estudos. A solução foi só uma. Radical. Jogar no lixo o programa do tal jogo.
Quanto lixo guardamos em nosso coração e às vezes nem nos damos conta disso.
“Meus filhinhos, cuidado com os falsos deuses!” (1 João 5:21 NTLH)
Vamos fazer uma faxina e ver o que precisa ir para o lixo: um programa de computador como o daquela moça, fotos (em álbuns, caixas, ou revistas), objetos, empregos, relacionamentos, diversões, atividades, lembranças ...
Será que chega a 3 toneladas? Acho que não. Mas, qual é o “peso” disso?

4 comentários:

  1. Acho que o peso disso é que as vezes jogamos nossa própria vida no lixo, e o pior que não nos damos conta, Ciça.

    ResponderExcluir
  2. Querida Ciça, nenhuma vida é totalmente descartável. Toda pessoa tem seu valor. Toda vida pode ser reciclada. Ache aqui no Blog o meu quadro "RECICLANDO", contemple-o, leia os comentários e reflita em tudo isso.
    Um beijo, Gordo (gente, é assim que ela me chama lá em casa).

    ResponderExcluir
  3. Pastor,

    Estava refletindo sobre este texto. Gosto muito de fotografar, e por vezes passo até mesmo horas lendo sobre fotografia, que hoje não é só um hobby, mas também uma forma de ganhar um dinheiro extra. Fiquei refletindo e pensei quanto tempo eu deixo de ler a palavra de Deus e também de orar. A partir deste texo vou repensar minha postura e dividir o meu tempo.
    Obrigada pelas palavras.
    Um grande abraço,
    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  4. Essa senhora representa o extremo patológico de um dos grandes males do nosso tempo: o apego às coisas materiais. Isso pode se tornar o "lixo" que pode preencher nosso coração até nem nós mesmos cabermos dentro dele...

    Paz

    ResponderExcluir