sexta-feira, 31 de julho de 2009

TRANSFORMANDO PESADELOS EM SONHOS


Uma amiga me escreveu. A mãe dela, antes ativa e dedicada, agora está totalmente dependente dos outros devido a um trauma neurológico irreversível. Segundo essa minha amiga, hoje ela precisa ser carregada, não consegue fazer nada sozinha, comer, beber, nem mesmo ir ao banheiro, tomar banho ou se limpar.
Essa moça a quem dedico amizade me escreveu chorando. Ela havia acabado de ver umas fotos da mãe quando ainda podia se locomover sozinha, cuidar de si mesma, rir, falar, pensar, e depois de ver essas fotos ela leu meu texto “SONHOS, PESADELOS E REALIDADES”. Acredito que tenha doído muito.
Muita gente pensa que por trabalhar constantemente com casos iguais a esses lá no HC-UNICAMP, eu tenha algo muito sábio para dizer nessas horas. Tenho não. A única coisa que posso fazer é ter compaixão, isto é, sofrer junto com quem sofre.
“Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou.” (João 11:33-35)
“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” (Romanos 12:15)
Certa vez eu aprendi que pior do que o sofrimento é o sofrimento inútil. Se não aproveitarmos para crescermos com as aflições que nos estão reservadas, fica só o sofrimento.
Essa minha amiga tem hoje a fantástica oportunidade de retribuir à mãe todo o amor e carinho que recebeu! Que legal!! É difícil? Claro que é. Como ser fácil ver a mãe amada passar por isso? Dói muito. Mas de quebra ela vai aprender o que é a essência do verdadeiro amor, ou seja, dar sem esperar nada em troca.
Mas também não podemos parar de sonhar. Sonhar com uma vida como a descrita a seguir:
“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” (Apocalipse 21:1-5)
Eu creio que realmente essas coisas são fiéis e verdadeiras, por isso podemos ter esperança e sonhar.

2 comentários:

  1. Caríssimo,

    Que texto sábio e oportuno...
    Peço respeitosamente licença para relatar um recente e trágico ocorrido. Ontem mesmo (quinta) eu fui a São Paulo visitar meu cunhado Marcos, marido de minha irmã. Ele é médico, saiu do hospital (meia noite da terça) e foi comer um hamburguer com um colega. Estava no volante do carro, com o colega ao lado, com o carro parado numa lanchonete quando um outro carro em alta velocidade (acredite, estava "tirando racha") perdeu a direção e atingiu em cheio o carro do meu cunhado (do lado do passageiro) e este foi arremessado contra outros quatro carros que estavam parados lado a lado. Resultado: o carro deu perda total (para ter uma idéia da pancada), o colega do meu cunhado, médico também, de 35 anos, faleceu no local (Deus Misericordioso certamente já recebeu o Alex com todo o seu Amor) e o Marcos está na UTI do hospital Santa Paula, consciente, com fraturas de costela e de bacia, e com previsão de ir para o quarto ainda hoje (sexta). As testemunhas do acidente não acreditaram que alguém naquele carro pudesse sobreviver àquela batida.
    Pois bem, conversando com ele ontem (ele só ficou sabendo da morte do colega ontem mesmo, pois estava meio confuso e sonolento por um trauma de crânio leve) ficou uma sensação ambígua de alegria pela vida dele e tristeza pela morte do Alex. Oramos juntos em família, agradecemos a Deus e pedimos sua força para superarmos a dor e encontrar algum sentido nesse acontecimento, que certamente marcará nossas vidas para sempre.

    Caro e estimado Xyko, estou impressionado como Deus inspirou-lhe exatamente neste momento, para escrever esse texto tão maravilhoso, que ajudou bastante nesse enorme desafio de transformar pesadelos em sonhos...

    Peço a todos orações para o Alex e para o Marcos e que este acontecimento sirva de lição para todos, principalmente para o jovem de 26 anos que dirigia o outro carro e que sobreviveu ileso. Que ele, os demais jovens e todos nós nos tornemo mais responsáveis e colaboremos para a diminuição da violência no trânsito... essa que diariamente ceifa tantas vidas inocentes como a do Alex...

    Desculpe-me pelo desabafo e obrigado...

    Paz, muita Paz mesmo para todos

    ResponderExcluir
  2. Xyko,
    Como sempre digo: Suas mensagens são sempre oportunas e aliviadoras.

    Venâncio,
    Também orarei pela vida de seu cunhado.

    Xyko, não sei como agradecer pelas maravilhosas palavras. Apesar de nem sempre entendermos a vontade de Deus, sabemos que o que Ele tem para cumprir em nossas vidas será cumprido.
    Glorificado seja Deus, e mais e mais abençoada seja sua vida, para que possamos ler e ouvir mensagens aliviadoras e confortantes como esta.
    Xyko, muito obrigada.

    Flávia
    Brasília-DF


    "Não voltará atrás o furor da ira do Senhor, até que tenha executado e até que tenha cumprido os desígnios do seu coração; no fim dos dias entedereis isto".
    Jeremias 30:24

    ResponderExcluir