segunda-feira, 6 de setembro de 2010

DA ÉTICA NA ECONOMIA

Texto de Reinaldo Bui

Passeando pela história antiga, média, moderna e contemporânea, vemos como o pensamento humano transformou-se no decorrer dos séculos, fruto das mutações econômicas na civilização ocidental.
Na idade média a economia restringia-se basicamente ao comércio de produtos artesanais e especiarias. Naquela época, o pensamento dominante mantinha a população escrava de seus temores, preocupada apenas em levar uma vida regrada e modesta onde, acreditava-se, assim fazendo obteriam a salvação de suas almas. O clero e a nobreza valendo-se desta realidade, concentravam a riqueza em suas mãos.
A partir da reforma protestante, deu-se início a uma era onde a busca pelo conhecimento científico-tecnológico determinaria o ritmo do desenvolvimento e conseqüente enriquecimento das sociedades vigentes. A idade moderna trouxe consigo uma nova realidade. A igreja católica já não era mais a detentora de todas as almas e do pensamento dos cidadãos comuns. O livre pensar levou o homem a novas descobertas, surgindo assim as ciências modernas, alavancadoras da revolução industrial entre outras coisas.
O surgimento da indústria atraiu o camponês para as cidades à procura da falsa segurança do trabalho assalariado. Surge aqui uma nova classe social. Ademais, com o inchaço das cidades nascem as primeiras metrópoles, e o aumento populacional exige uma demanda cada vez maior de produtos industrializados para suprir as necessidades da população. A lei da oferta e da procura intensifica-se absurdamente.
O capitalismo cresce sem muitos escrúpulos. Novos modelos econômicos, como o socialismo por exemplo, são propostos como alternativa de beneficiar a classe trabalhadora, pois no modelo capitalista não traz consigo nenhum mecanismo regulador ou limitador de ganhos, permitindo que muita riqueza e poder se concentre na mão de poucos em detrimento da grande e miserável população. Traz-se à tona a antiga mentalidade grega de que a felicidade pessoal (de poucos) deve ser conquistada e mantida a todo custo, ainda que para isto muitos precisem sofrer. Esta era a justificativa para os gregos, que tanto valorizavam a liberdade, sustentarem a escravidão.
Mas a nossa preocupação central deve ser justamente analisar a ética em meio a estes turbulentos paradigmas sócio-econômicos. Não somente a ética nos relacionamentos humanos, como também, mais recentemente, uma ética voltada para a preocupação com o meio ambiente. Se até então os senhores da indústria viam o próximo como empregados/consumidores em potencial e o planeta como mero fornecedor de matéria prima, a preocupação com um sistema ético global deve converter esta mentalidade egoísta numa consciência socialmente e ecologicamente aceitável. Em lugar da antiga e impessoal relação patrão – empregado deve ser observado um relacionamento entre semelhantes. Em lugar do extrativismo e da exploração dos recursos naturais serem medidos somente pelos lucros, devemos olhar para nosso planeta como nosso lar e das futuras gerações. A ética da economia deve passar obrigatoriamente por estas vias.
Por fim, numa rápida análise, percebemos que um pouco de ética evitaria muitas falhas inerentes à estratégia brasileira de importar e implantar neste país um modelo econômico pronto, ignorando o fato do Brasil, na época, ser um país essencialmente agrícola além de estar profissionalmente e culturalmente despreparado para receber a enxurrada tecnológica importada pelo primeiro mundo. Alem do mais, a política coronelesca vigente preferiu implantar um modelo de mídia que promove o consumismo e o entretenimento das massas ao invés de investir em educação e cultura, próprio de países desenvolvidos.
Como podemos perceber, a ética deve ser a base e a orientação de toda economia ao invés da busca ávida por lucro. Enquanto o amor ao dinheiro for o princípio balizador - não apenas de nossa economia mas da economia mundial, os princípios éticos estarão sendo pisoteados fazendo com que uma humanidade rica, mas cega e extremamente infeliz, pereça em todos os sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário