quarta-feira, 1 de setembro de 2010

UM NOVO AMOR

O caso ali foi o seguinte. O marido a trocara por outra, uma moça bem mais nova; sem mais nem menos ele juntou as coisas e foi morar com a outra. Para ela só ficou a responsabilidade de criar os 3 filhos, o que fez com muito trabalho árduo e muita dedicação amorosa. Depois de uns tempos o marido ficou muito e irremediavelmente doente e, diante dessa situação, a amante o abandonou. Os filhos, a essa altura já casados, o viram abandonado e exigiram que a mãe o recebesse em casa para ela cuidar do velho. Diante da recusa daquela pobre mulher, os filhos a ameaçaram de nunca mais a verem, nem eles nem os netos que ela amava. Sem saída, ela cuidou com extremo desvelo até ele morrer ali no HC-UNICAMP. Foi um belo exemplo de amor (atitude e ação, não emoção, sentimento) ao marido e aos filhos e netos.
Note os seguintes versículos:
“Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha. Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.” (1 João 2:7-11)
Não era um mandamento novo porque ele já constava no Velho Testamento:
“Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 19:18)
Para entendermos isso temos que lembrar que há 3 tipos de amor: o amor de um homem por uma mulher (eros), o amor entre amigos (filéo) e o amor sacrificial (ágape). E há 3 formas de amarmos: como amamos aos outros, como amamos a nós mesmos e como Deus nos ama.
O mandamento antigo é que devemos amar os outros. O mandamento novo é que devemos amar os outros como Jesus Cristo nos amou:
“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1 João 3:16)

Um comentário:

  1. Em minha opinião o Mundo só está assim (violência, guerra, fome, miséria) por falta de AMOR. Não se tem tempo para AMAR.

    Abraços,

    Joel A. Bauermann

    ResponderExcluir