quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DIMINUA E APAREÇA


Teve uma época em que era extremamente importante para mim que as pessoas reconhecessem meus méritos. Coisas de jovem. Querer elogios é um dos resultados da imaturidade.
Não quero dizer com isso que não me importo com a opinião dos outros. Ouvir críticas, bem ou mal intencionadas, é uma das mais úteis formas de crescimento. E, óbvio, não quero desconsiderar ninguém.
Note esse trecho a respeito de João Batista:
“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. As vestes de João eram feitas de pêlos de camelo; ele trazia um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias. Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” (Marcos 1:1-8)
Dá para perceber uma forte característica de alguém que decidiu ser humilde. Mas a citação seguinte nos mostra isso com mais objetividade e clareza:
“Convém que ele cresça e que eu diminua.” (João 3:30)
Essa é uma declaração do próprio João Batista a respeito de Jesus. Imagine aquele homem com as roupas típicas de um profeta, depois de 400 anos de silêncio de Deus, as multidões o seguindo, muitos achando que ele era o próprio Messias, e o que João faz? Olhe sua declaração:
“Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.” (João 1:19-20)
Quero isso para mim, diminuir a minha glória, ou mesmo eliminá-la, para glorificar a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário