sábado, 18 de setembro de 2010

TEMPUS FUGIT


Hoje o nosso Blog completa 3 anos de existência. O tempo voa. De alguma forma nossos cérebros já não acompanham o tic-tac (que já quase nem existe) dos relógios. Daí essa sensação de que o “tempo voa” inexoravelmente, como disse o poeta romano Virgílio.
Não podemos viver do passado. Nada de pensar algo parecido com “Bons tempos aqueles em que ...”. Para pessoas que pensam assim o presente não existe.
Não podemos viver em função do futuro. Conhece alguém que vive dizendo “Quando eu me formar (ou casar, ou for promovido, ou me aposentar) aí sim é que vai ser bom”? Para esses o presente nunca chega.
Também não podemos viver numa letargia irritante no presente. Recordações e planos podem gerar uma perplexidade paralisante. Experiências e planos são fundamentais para vivermos no gerúndio.
Veja os seguintes versículos:
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:19-20)
O “ide”, tão na mente dos evangélicos, melhor seria se fosse traduzido no gerúndio: “INDO”, conforme todos os outros verbos desses versículos.
Cristianismo se vive no gerúndio.

Um comentário:

  1. A Paz Xyko Motta! Que saudades!
    olha, você é o tipo do "Cristão no Gerundio"!Pena que são raros hoje em dia! Nas boas lembranças do passado,trago a gratidão à Deus de tê-lo conhecido. Lembrança que me faz melhor hoje, no presente, e a esperança para o futuro do reencontro. De qualquer maneira, a grande esperança de estarmos um dia no céu. obrigada pelo seu sim a Deus Xyko! Deus lhe abençoe.
    Ana, Daniel e Bernardo.

    ResponderExcluir