quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A TRINDADE

Já imaginou um filme em 3D mostrando o batismo de Jesus? Não?! Então imagine agora.
“Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” (Marcos 1:9-11)
Com essa imagem em nossa mente, vamos pensar um pouco sobre esse evento ímpar da história.
Por que Jesus foi batizado? Para se identificar totalmente conosco. Foi por isso que Ele veio “habitar entre nós” (João 1:14). Ele veio morar conosco, comer a mesma comida que comemos, sentir o mesmo que nós, viver como nós vivemos, e isso inclui ser batizado como nós.
E no momento em que Jesus foi batizado por João, houve aquela manifestação fantástica da Trindade. Trindade? Três em um?? Como assim???
Não tenho a pretensão de explicar totalmente o mistério da Santíssima Trindade.
No entanto, há algumas ilustrações que ajudam, mas não me satisfazem. São essas: ovo (casca, clara e gema), cadeira (assento, encosto e pés) e dicionário (volumes um, dois e três). São três partes de um objeto só. Mas a clara é diferente da casca e da gema, assim como o encosto é diferente do assento e cada volume do dicionário é distinto um do outro.
Talvez essa outra ilustração seja melhor. Imagine três blocos em forma de cubo, enormes, flutuantes e absolutamente iguais. Com o pensamento, junte esses blocos de uma tal forma perfeita que eles se transformem em uma única peça.
Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são tão iguais que são um.
Essa unidade é o que Deus planejou para nós, uns com os outros e todos com Ele. Quanto mais perto estivermos de Deus mais perto estaremos dos outros.
Note como Jesus orou:
“Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” (João 17:22-23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário