sexta-feira, 17 de junho de 2011

IGUALMENTE DIFERENTE

Por que um jovem coloca na orelha um daqueles alargadores? Ou um piercing no nariz, orelha, língua ou sei lá onde? Ou então qual a razão de fazer uma tatuagem? A primeira resposta que nos ocorre é que ele quer ser diferente. Precisa disso ainda.
Mas se perguntarmos a um desses jovens se ele gostaria de ser, por exemplo, um cadeirante para ser diferente, com certeza sua resposta seria negativa. Ser cadeirante implica em dependência dos outros, limitações, sofrer preconceitos e outros sofrimentos. Isso ninguém quer.
Por que as pessoas que participam de alguma competição querem ser o primeiro lugar? Para ser distinto dos outros.
Agora, pensa comigo: para Deus, todos somos iguais.
Para com Deus não há acepção de pessoas.” (Romanos 2:11)
Mas, por outro lado, somos únicos aos olhos de Deus:
“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Salmos 139:14-16)
Resumindo, todos queremos ser distintos dentro da normalidade.
Outro dia fiquei imaginando o que passa pela cabeça de uma menina adolescente, que porventura é feia, no momento em que se olha em um espelho. Querer mudar de corpo, ir para um outro melhor, isso é impossível. E já que é naquele corpo que ela vai ter que ficar até morrer, só resta tentar melhorar sua aparência. Arrumar o cabelo, a pele, o peso, o nariz, seios, pernas ... muito lucro para a indústria da moda e de cosméticos.
Eu fiquei imaginando tudo isso pois me vi em um espelho.
É doce pensar que Deus me ama desse jeitinho que sou!
PARA REFLETIR:
Se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,” (1 Pedro 1:17)

3 comentários:

  1. Todas as marcas no corpo feitas pelos jovens estao direta ou indiretamente ligadas ao demonismo. Vejam esses versículos da Palavra de Deus: Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba. Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR. Levítico 19:27-28
    Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo amigo,

    Eu acredito que muito mais que querer ser diferente, as tatuagens, os "piercings" e outros equivalentes (como as calças caídas dos adolescentes, deixando aparecer as cuecas, ou os cabelos "moicanos"), essas atitudes querem demonstrar autonomia, liberdade para se fazer o que se quer e, claro, vem também com uma boa dose de rebeldia.
    Agora pensemos rebeldia a que, ou a quem...
    Essa moda de "body art" apareceu no ocidente (a maioria delas é importada de outras culturas, principalmente as orientais) na década de 1960, juntamente com o uso de drogas (inicialmente usadas para a meditação), como busca de uma alternativa de modo de vida, já que a cultura ocidental estava nos limites da decadência. Por isso mesmo esse movimento foi chamado de "contra-cultura". A nossa cultura ocidental (chamada inclusive genericamente de "cristã") estava, ou talvez ainda esteja até hoje, mergulhada em guerras, desigualdades de toda sorte, fome, divisões, consumismo, etc...
    Essa cultura que prefere associar ao "demônio" tudo o que não lhe parece "puro" e mandar para o inferno (fácil, não é mesmo?). Uma cultura hipócrita que fica buscando e pinçando nos versículos da Bíblia razão para julgar e condenar os diferentes. Uma cultura que jogou no lixo a proposta e o exemplo de Jesus... e ainda quer ser chamada de cristã... essa é a nossa cultura.
    Pois bem, essas pessoas que fazem tatuagens e outras tantas coisas, as fazem porque querem deixar bem explícito, em seus próprios corpos:
    - "Eu quero cortar o cabelo redondo (sei lá o que é isso?), eu quero danificar as extremidades da barba (não tenho nem barba...) e assim por diante... "(ferir a carne pelos mortos???)
    A culpa deles quererem ser diferentes de nós é porque nós não merecemos ser imitados!!! Nossa postura farisaica fecha a porta para aqueles que vem depois de nós...
    Às vezes, ao ler alguns comentários no seu blog, me dá uma vontade danada de colocar um "piercing"...
    Que Deus tenha piedade de todos nós...


    Desculpe o desabafo

    ResponderExcluir
  3. Venâncio:

    Para esclarecer: cortar o cabelo em redondo, você não assistiu Romeu e Julieta de Franco Zefirelli?
    Lembra do cabelo do Romeu?
    Então...

    ResponderExcluir