terça-feira, 28 de setembro de 2010

VOLTA E MEIA EU ESQUEÇO DE ALGO

Hoje de manhã a Denise e eu já rimos de mim. Antes de tomarmos o café da manhã, ao agradecer o alimento, eu orei mais ou menos assim: “... e lembre-se, Senhor, de nos usar hoje ...”! Eu, que volta e meia me esqueço de alguma coisa, estava lembrando a Deus do que Ele teria que fazer hoje! Foi divertido. Ainda bem que só estávamos eu e ela, assim ninguém fica sabendo desse fora que dei.
Agora, não é querendo me justificar, mas Davi também já “questionou” a memória de Deus:
“Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto?” (Salmos 13:1)
O salmista tinha a impressão que Deus se esquecera dele. Já senti isso algumas vezes.
Ezequias também vacilou:
“Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.” (2 Reis 20:2-3)
Salomão também:
“Ah! SENHOR Deus, não repulses o teu ungido; lembra-te das misericórdias que usaste para com Davi, teu servo.” (2 Crônicas 6:42)
Na minha opinião, é só uma forma de expressão.
Mas, se formos analisar mais profundamente, muitas, talvez a maioria das nossas orações, são feitas com a pretensão, velada e “semi-inconsciente”, de ser um lembrete para Deus. Podemos, a princípio, achar que isso é só falta de confiança em Deus. Porém, de onde vem essa falta de confiança? Penso que é de uma concepção equivocada da divindade. Deus é Deus, e é assim que devemos nos relacionar com Ele. Ele é onisciente, onipotente e tantos outros atributos que nem sempre consideramos ao nos colocarmos em Sua presença. Fiquei sabendo de uma senhora que orou nesses termos: “Senhor, o Senhor nem imagina o que aconteceu hoje de manhã!”.
O absurdo é que fica para o próprio Deus a responsabilidade de nos lembrar quem Ele é. Lembremo-nos sempre disso em nossas orações.

Um comentário:

  1. Não precisamos lembrar Deus de nada, esses lembretes são pra nós mesmos!!!
    Ciça

    ResponderExcluir