quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ME LEVA


Será que eu tenho coragem de me entregar nas mãos de Deus a ponto de orar pedindo que me leve para o lugar e circunstâncias que Ele quiser? E se Ele quiser que eu vá para um lugar deserto para ser tentado? “E logo o Espírito o impeliu para o deserto ...” (Marcos 1:12)
“Foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mateus 4:1)
Quando lemos deserto logo pensamos em um lugar extremamente quente, onde só há areia, como aqueles que aparecem em filmes de “cowboys” ou nas imagens do deserto do Saara. Mas deserto é um lugar onde não há ninguém.
Vamos imaginar uma cena: Deus me pegando (ou a você), me levando para um lugar onde não tenho contato com ninguém, mesmo que haja um monte de gente por ali, e Ele me larga lá. Ao me ver ali só e fragilizado, um demônio (não precisa ser o próprio Diabo) começa a me rodear de longe e a se aproximar lentamente, e sussurrando baixinho: “Uau, o que temos aqui!”, me olhando com péssimas intenções.
Agora pouco eu pensei: “Deus não faria isso comigo”. Você também pensou? Mas ... se Ele fez com Jó por que não faria comigo, ou com você?
E o próprio Senhor Jesus experimentou isso!
Jesus foi tentado em 3 áreas. Na satisfação ilícita de suas legítimas necessidades físicas (se transformasse pedras em pães), querer que Deus esteja às suas ordens (se saltasse da parte mais alta do Templo e “determinasse” que os anjos o segurassem) e ser rei sem passar pela cruz (ter os reinos do mundo se adorasse o Diabo).
Já experimentei algumas épocas de “deserto”. Querendo ficar cômodo, querendo ser servido e querendo glória sem sacrifícios! Solidão, tristeza, frustração, tudo em um período em que a expressão popular que diz “desgraça pouca é bobagem” parece fazer sentido.
Entretanto, vire a moeda e veja o outro lado: foram épocas de muito crescimento espiritual, de aprofundamento da comunhão com Deus e de aumento de sabedoria. Sou extremamente grato por cada um desses períodos.
Última coisa: você crê que o Espírito Santo, que nos ama de verdade, nos levaria a um “lugar” que não fosse o melhor para nós?

2 comentários:

  1. Hoje, faço essa oração bem tranquila, de entrega total a Deus, e não temo, pra onde Ele me levar, pois, sei que Ele quer o meu melhor, mesmo que tenha que passar por qualquer deserto, e tenho certeza também que Ele estará comigo.Ciça.

    ResponderExcluir
  2. Deserto. Não se tem noção dessa palavra, ate que passemos por ele. Às vezes é rápido, às vezes longo, muito longo o período de deserto, mas como dito na mensagem, temos a certeza de que passará, e isso nos consola.
    Abraços,

    Flávia

    ResponderExcluir