sexta-feira, 10 de setembro de 2010

NA HORA DA DOR

Já faz um bom tempo que o Marcelo me pediu para preparar um material sobre como evangelizar uma pessoa que está passando por sofrimento. O Marcelo Berti é o pastor responsável pelo departamento de evangelização da Igreja que participo. Então vamos lá.
A hora da dor, de uma perda, de um outro sofrimento e diante da morte, esses são, via de regra, momentos atípicos, e o risco de cometermos erros mesmo sendo bem intencionados é muito grande. Mas a chance que temos de amarmos e sermos úteis é muito maior.
Veja esses versículos:
“Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.” (Provérbios 16:24)
“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” (Provérbios 17:22)
“O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” (Provérbios 18:14)
Percebemos por aí, e eu já vi isso de monte no hospital, que boas palavras podem curar corpo, alma e espírito. Mas então, o que falar nessas horas? Há um versículo que se refere aos discípulos para quando eles estivessem passando por perseguição e julgamento diante das autoridades, mas acredito que também podemos nos valer dele na evangelização. É o que se segue:
“O Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer.” (Lucas 12:12)
Memorizar versículos que falem sobre esperança é extremamente útil, pois o Espírito Santo há de nos trazer à mente os mais apropriados para cada momento. Por exemplo:
“O necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente.” (Salmos 9:18)
“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.” (Salmos 62:5)
“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;” (Romanos 12:12)
Mas, realmente há momentos em que é melhor não falarmos nada. Vamos explorar isso em outro texto? Vamos.

Um comentário:

  1. Não sabemos o que falar diante do sofrimento porque não sabemos lidar com o sofrimento, nosso e dos outros. Nossa tendência é fugir do sofrimento, e com isso nos afastamos daqueles que estão sofrendo. Quando eu era jovem, havia uma canção que dizia: "Esta é a canção de quem tristezas não tem". A canção dizia que devíamos estar sempre alegres, "pois não há quem ature ao lado de gente tristonha ficar". Não é terrivel ouvir isso? Na hora do sofrimento é quando mais precisamos ter alguém ao nosso lado.
    Pra variar, copiei abaixo um texto do Henri Nouwen sobre sofrimento. Esse texto diz tudo!

    "O princípio básico no relacionamento de ajuda é que ninguém pode ajudar outra pessoa sem se envolver, sem mergulhar na dolorosa situação do outro, sem correr o risco de ser prejudicado, ferido ou mesmo destruído no processo. O começo e o fim da liderança cristã é oferecer sua vida ao outro.
    Como salvar uma criança de uma casa em chamas sem correr o risco de se queimar? Como ouvir uma história de desespero e solidão sem correr o risco de experimentar um sofrimento semelhante? Resumindo: como acabar com o sofrimento sem penetrar nele?
    A grande ilusão da liderança é acreditar que o homem possa ser conduzido para fora do deserto por alguém que nunca esteve lá. O interesse pessoal permite constatar que ir atrás da ovelha perdida é uma tarefa para aqueles que já passaram pela experiência do abandono".

    Grande abraço,
    Heloisa

    ResponderExcluir