segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O MAIOR E O MENOR


A humildade é uma virtude e como tal, uma opção.
Os cristãos devem optar pela humildade. Não quero com isso dizer que os cristãos precisam enfiar na cabeça que são vermes inúteis e que possuem a inteligência de uma samambaia de plástico. Não é por aí que devemos pensar, pelo contrário, como criaturas e filhos de Deus devemos considerar que temos nosso valor. A diferença é que devemos escolher os últimos lugares. Conscientes do nosso valor, escolhemos considerar os outros superiores a nós mesmos.
“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3)
Lembro-me de uma ocasião em que um irmão bem intencionado me exortou dizendo que eu não conseguia ter sucesso por não fazer um bom “marketing pessoal”. Esse conselho não me causou impacto porque eu não queria, nem quero, ser um sucesso aos olhos das pessoas. Diante de Deus sim, mas para isso não é preciso (nem possível!) fazer propaganda de mim mesmo.
“Para Deus sobe-se descendo” (S. Francisco Xavier).
O orgulho faz com que muitos pensem que por serem filhos de Deus (será que o são?), podem reivindicar o melhor carro, o melhor emprego, cargo ou negócio, a melhor casa e por aí afora. São enganados por falsos mestres.
“Jesus dizia ao povo: —Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de andar para lá e para cá, usando capas compridas, e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças; preferem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes. Exploram as viúvas e roubam os seus bens; e, para disfarçarem, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda!” (Marcos 12:38-40 NTLH)
PARA REFLETIR:
Qual tem sido sua escolha?
Qual vai ser daqui para a frente?
“Aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande.” (Lucas 9:48)

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Belíssima reflexão e bem oportuna, pois acredito que a palavra humildade tem sido bastante deturpada nesses nossos tempos.
    Humildade vem de húmus (lama, barro), de onde também vem a palavra humano, e certamente quer nos lembrar nossa verdadeira origem...
    Gosto de pensar também que humildade vem de conhecer a si mesmo de dar o valor real para aquilo que somos, nem mais nem menos (coerência com a verdade), afinal Jesus disse que era manso e humilde de coração e aceitou ser chamado de rei por Pilatos, sem qualquer falsa modéstia.
    Gosto também da definição de humildade de Van Hansselaer Potter, fundador da Bioética:

    "Humildade é contar sempre com a possibilidade de poder estar errado."

    Hoje em dia humildade tem sido confundida maldosamente com pobreza e baixa auto-estima, o que vai contra os ideais consumistas e competitivos...

    Paz,

    ResponderExcluir